Fotos e Fotos

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
cabeça de martelo
Sênior
Sênior
Agradeceu: 1255 vezes
Agradeceram: 3218 vezes

Re: Fotos e Fotos

#5371 Mensagem por cabeça de martelo » Sex Abr 24, 2009 8:08 am

http://img.photobucket.com/albums/v101/He219/mpnet/090415-F-9586T-310.jpg

http://img.photobucket.com/albums/v101/He219/mpnet/hires_090421-F-0000B-101b.jpg

"Lá nos confins da Península Ibérica, existe um povo que não governa nem se deixa governar ”, Caio Júlio César, líder Militar Romano".

O insulto é a arma dos fracos...

https://i.postimg.cc/QdsVdRtD/exwqs.jpg
Gerson Victorio
Sênior
Sênior
Agradeceu: 31 vezes
Agradeceram: 28 vezes

#5372 Mensagem por Gerson Victorio » Sex Abr 24, 2009 9:13 am

Hercules da FAB com equipamento de combate a incêncio.

http://www.airfln.com.br/admin/upload/FAB2463_12APR07_LOGO.jpg

de volta a Campo Grande - MS.
Wolfgang
Sênior
Sênior
Agradeceu: 5 vezes
Agradeceram: 45 vezes

#5373 Mensagem por Wolfgang » Sex Abr 24, 2009 10:17 am

cabeça de martelo escreveu:http://img.photobucket.com/albums/v101/He219/mpnet/090415-F-9586T-310.jpg

http://img.photobucket.com/albums/v101/He219/mpnet/hires_090421-F-0000B-101b.jpg

Tremei, ó bremeilhos!!!!! A cavalaria está chegando... :mrgreen:

cabeça de martelo
Sênior
Sênior
Agradeceu: 1255 vezes
Agradeceram: 3218 vezes

#5374 Mensagem por cabeça de martelo » Sex Abr 24, 2009 10:49 am

2 F-22 com um B-2...já dava para mandar meio Portugal ao ar!

"Lá nos confins da Península Ibérica, existe um povo que não governa nem se deixa governar ”, Caio Júlio César, líder Militar Romano".

O insulto é a arma dos fracos...

https://i.postimg.cc/QdsVdRtD/exwqs.jpg
Skyway
Sênior
Sênior
Agradeceu: 24 vezes
Agradeceram: 266 vezes

#5375 Mensagem por Skyway » Sex Abr 24, 2009 11:35 am

Bolovo escreveu:E eu aqui acreditei que coisas banais como a sonda do Gripen já estavam resolvidas. Segundo o próprio Carlos, o pessoal da SAAB esclareceu isso para ele. Mas fui um tolo. E olha que tenho cartas na manga, heim? Parafusos que giram ao contrário, hangaretes pequenos, pneus incompatíveis com os ocidentais, painel azul calcinha... fica esperto, heim...
E o pior é que esclareceu mesmo, na minha frente, e ele ainda viu a maquete com a sonda bem afastada da entrada de ar. Isso que mais me estranha nesse assunto ser trazido novamente a tona.

Um abraço!

AD ASTRA PER ASPERA
Carlos Mathias

#5376 Mensagem por Carlos Mathias » Sex Abr 24, 2009 3:06 pm

:x :x :x :x :x :x :x

Ó senhor, ilumina estes incrédulos senhor, cegos pela paixão babenta!!!!!!!

O que me foi dito é que a sonda é feita na Inglaterra, ótimo. Que se faz o REVO assim, ótimo. Que isso e aquilo, ótimo. Mas em nenhum momento se ouviu que é a melhor localização, ou estou mentindo Leonardo?

Mas meu Deus do céu, será que não dá prá vocês admitirem que a melhor posição da sonda NÃO É ALI?
Qual é a dificuldade de admitir isso? E em nenhum momento foi dito que essa é a melhor localização, mas que funciona.
Se eu soubesse que iam pegar as coisas e torcer prá dizer que ali é o melhor lugar num avião prá por uma sonda REVO, eu tinha gravado a conversa e perguntado diretamente sobre isso.
Só que isso é de uma obviedade tão grande que nem me passou pela cabeça fazer essa pergunta, pois a resposta obviamente seria NÃO e eu tinha coisas menos óbvias prá falar/perguntar, como o FADEC, até agora não respondido.
Se tivesse feito a maldita pergunta, teria sido dito que por limitações de construção, aerodinâmica, sistemas e etc, ali foi a solução mais apropriada para o Gripen. Isso significa que se desse para colocar a maldita sonda à frente e ao lado, como é o padrão na vastíssima maioria dos caças mundo afora, se desse podem ter certeza absoluta que a SAAB teria colocado lá. Mas não deu e o melhor compromisso foi ali, ao lado e acima da entrada de ar, um local crítico, e tanto é assim que sempre, sempre tem marcações avisando do perigo e pedindo que se afastem dali.

Eu só não entendo a tara em dizer que sonda na boca do motor é o melhor lugar do mundo, quando 99% dos caças mundo afora a colocam longe dali.

Os EUA, o paradigma, o espelho pelo qual devemos nos mirar, vai além, coloca a sonda/buraco nas costas dos aviões. Eles poderiam por aquele buraco escroto bem pertinho das entradas de ar dos F-15 por exemplo.
A US NAVY e a BOEING (outros paradigmas) poderiam ter posto a sonda dos F-18C/E bem ali ao lado da boca do motor. Mas mesmo o motor sendo embaixo das asas e coberto pela LERX, mesmo assim, onde foi que eles colocaram a maldita sonda? Lá na frente e ao lado.

Vai ver eles não tem Dorflex nos estoques em boa quantidade. Ou vai ver o avião tem espaço e condições de instalar a sonda no local padrão, e assim foi feito.

Mas não, os *engenheiros do DB (eu fora dessa) ficam agora teimando que o melhor lugar do mundo para uma sonda REVO é na boca do motor. Afinal engenheiros, o que aconteceria numa chicotada daquelas que o A-1 deu? Uns 80 milhões de dólares de prejú, pois um monomotor engolir uma sonda daquelas é saco.
"Ah mas isso é raro, e nossos pilotos são ninja street-fighter Red-Flag converted". Ah então tá bom, só faltou essa habilidade em quase todas as FAer do mundo, que colocam suas benditas sondas bem longe das entradas de ar.

Enfim meus caros senhores e senhoras, não é porque estive no stand da SAAB, fui muito bem tratado e acolhido que vou deixar de fazer minhas críticas quando achá-las coerentes, e segundo o meu interlocutor, justamente por isso ele quis me conhecer, porque gostaria de esclarecer questões levantadas aqui por mim e outros.

Por causa da sonda o Gripen é ruim? Não. É inviável operá-lo aqui? Não, então podem parar de tremer.

Tudo o que eu escrevi de bom, tudo o que eu repeti exatamente como me foi dito, tudo isso sumiu, né engenheiros? Mas basta falar de uma coisa que SIM, não é a melhor localização e os paladinos nórdicos atacam.

Negar um fato é a pior argumentação, é o caminho para o descrédito, porque demonstra que se apenas com paixão.

Vocês me viram negar o aumento de alcance?
Me viram negar as ToTS e acesso aos códigos fonte?
Me viram negar ou questionar a enorme flexibilidade de operação de armas?
Me viram negar a excelência tecnológica?
Me viram negar que o radar SELEX será muito bom?
Me viram negar outra coisa além da questão das partes americanas as quais realmente a SAAB não tem como garantir (nem ninguém no mundo)? Tanto é que existem as opções de motor, caso se ache que essa questão é incontornável pelo nosso governo, mas acho que a FAB quer mais é que seja tudo americano mesmo. Se não houvesse essa preocupação, nem que fosse num nível mínimo, não haveria porque colocar a opção de um motor europeu.

Os caras da SAAB são tudo, menos burros e são excelentes negociadores,a prova é a linda maquete do NG com todas as armas que já temos, numa clara alusão de continuidade logística e a possível/certa ampliação aos nossos novos brinquedos.

Finalmente, a sonda não está no lugar ideal, está no lugar possível no caso do Gripen.

Abraços, e podem sorrir porque as chances do mosquito aumentaram EXPONENCIALMENTE com esse papo de EMBRAER + SAAB.

Skyway
Sênior
Sênior
Agradeceu: 24 vezes
Agradeceram: 266 vezes

#5377 Mensagem por Skyway » Sex Abr 24, 2009 3:26 pm

CM, você fez questão de ignorar tudo que escrevi na minha última resposta a você né? Sim, por que muitas das coisas que falou acima não fazem sentido com o que falei antes, quando expliquei direitinho meu ponto de vista ao invés de "negar um fato".

O que passa é que você, por ver a sonda em lugares diferentes nos demais aviões, ACHA que a sonda do Gripen foi parar alí por que era o único lugar disponível, eu já ACHO que não foi bem assim, e aí? Como fica? Não fica amigo, vamos ficar discutindo até deus sabe quando.

Presta atenção, todo o teu último post se baseia em um princípio que eu não concordo, um princípio que eu penso o oposto, então de que adianta discutir ponto a ponto se minhas opiniões vão ser ignoradas e a sua vai vir, mais uma vez, a tona tentando me convencer de que é a certa?

Fico por aqui com essa discussão, por que muitas das minhas respostas ao teu post acima já estavam na minha última resposta a você, por que por defender a aeronave de um argumento sem base alguma já virei gripeiro(!!!), como eu até brinquei com o Vinícius na LAAD enquanto tirava a poeira do canopi da maquete para tirar uma foto: "Pronto Vinícius, agora no DB eu sou gripeiro por estar limpando o canopi da maquete."), e tambem por que esse tópico não é para esse assunto.

Então CM, se para você a sonda está no lugar que deu pra botar, beleza, que bom pra você. Pra mim ela está no melhor lugar PARA O GRIPEN e vivo feliz com essa opinião.

E ficamos entendidos.

Um abraço!

AD ASTRA PER ASPERA
Penguin
Sênior
Sênior
Agradeceu: 5 vezes
Agradeceram: 374 vezes

#5378 Mensagem por Penguin » Sex Abr 24, 2009 4:13 pm

O fato é que ela é retrátil, não afetando a aerodinâmica e nem aumentando o RCS.

Poderia ser fixa como o F-5BR, M2000 ou o Rafale. Seria mais simples e barato.

[]s

Sempre e inevitavelmente, cada um de nós subestima o número de indivíduos estúpidos que circulam pelo mundo.
Carlo M. Cipolla
Enlil
Sênior
Sênior
Agradeceu: 7 vezes

#5379 Mensagem por Enlil » Sex Abr 24, 2009 7:20 pm

Imagem

Kawasaki OH-1 Ninja (Japan Army, Akeno_Japan, Mar-09)

Carlos Mathias

#5380 Mensagem por Carlos Mathias » Sex Abr 24, 2009 8:21 pm

Skyway escreveu:Pra mim ela está no melhor lugar PARA O GRIPEN
Carlos Mathias escreveu: ali foi a solução mais apropriada para o Gripen.
Qual a diferença? Nenhuma. :wink:

E você não é gripeiro então, tá bom? Hoje já pode dormir tranquilo que te absolvo dessa pecha maculante. :lol:

PRick

#5381 Mensagem por PRick » Sex Abr 24, 2009 8:47 pm

Skyway escreveu:
Bolovo escreveu:E eu aqui acreditei que coisas banais como a sonda do Gripen já estavam resolvidas. Segundo o próprio Carlos, o pessoal da SAAB esclareceu isso para ele. Mas fui um tolo. E olha que tenho cartas na manga, heim? Parafusos que giram ao contrário, hangaretes pequenos, pneus incompatíveis com os ocidentais, painel azul calcinha... fica esperto, heim...
E o pior é que esclareceu mesmo, na minha frente, e ele ainda viu a maquete com a sonda bem afastada da entrada de ar. Isso que mais me estranha nesse assunto ser trazido novamente a tona.

Um abraço!
E entrada da sonda não é bem afastada da entrada do ar, porque uns 03 metros não é afastamento, para quem já viu vários filmes de revo, sabe que um sonda pode facilmente escapulir e começar a oscilar 05, 10 metros, e o perigo não é só a entrada de ar, tem o canopi do lado, a cesta fica do lado do canopi, de recochitear para o lado irá colidir com o canopi, se for de metal será um perigo, falaram que os AMX estavam todos com marcas de sondas, porque era de metal, e é comum uma sonda escapar do bocal antes do encaixe definitivo.

Essa sonda é uma gambiarra, que mais cedo ou mais tarde, se ficar operacional vai ser causa de perda de Gripens NG por conta da injestão da sonda pela turbina.

[]´s

Bolovo
Sênior
Sênior
Agradeceu: 547 vezes
Agradeceram: 442 vezes

#5382 Mensagem por Bolovo » Sex Abr 24, 2009 8:54 pm

PRick escreveu:Essa sonda é uma gambiarra, que mais cedo ou mais tarde, se ficar operacional vai ser causa de perda de Gripens NG por conta da injestão da sonda pela turbina.

[]´s
:?: :?: :?:

Meu garoto, essa sonda é usada pelos Gripen desde mais ou menos 1998, quando começou os vôos de teste com a RAF. Pouco tempo depois entrou em operação na Suécia. Não só na Suécia, mas também Rep Tcheca, Hungria, Africa do Sul e futuramente Tailândia. Nas duas Red Flag que os suecos participaram, fizeram REVO sem os menores problemas. E agora, José???

"Eu detestaria estar no lugar de quem me venceu."
Darcy Ribeiro (1922 - 1997)
Carlos Mathias

#5383 Mensagem por Carlos Mathias » Sex Abr 24, 2009 8:56 pm

Eu ia espancar, mas aqui é só prá fotos. :mrgreen:

Enlil
Sênior
Sênior
Agradeceu: 7 vezes

#5384 Mensagem por Enlil » Sex Abr 24, 2009 9:00 pm

Mesmo não sendo a configuração ideal, talvez o maior problema seja a cesta, não o probe...

Talvez uma cesta de pelúcia resolva qualquer possível problema :mrgreen:...

Carlos Mathias

#5385 Mensagem por Carlos Mathias » Sex Abr 24, 2009 9:09 pm

:lol: :lol: :lol: :lol:

Responder