Cruzex IV

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

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Poti Camarão
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Re: Cruzex IV

#601 Mensagem por Poti Camarão » Qui Nov 13, 2008 12:16 pm

"Os "agressors" foram escondidos pela Força Aérea Brasileira. No Portal da Cruzex não há menção alguma sobre quem são, de onde vem e aonde operam. Silenciosamente, eles estão escrevendo, mais uma vez, a história da FAB".

My god... desinformação do cacete! Em panfletos distribuídos nos portões abertos tem esses dados, inclusive, postados por mim acima...
:evil: :evil: :evil:




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Matheus
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Re: Cruzex IV

#602 Mensagem por Matheus » Qui Nov 13, 2008 12:19 pm

Boa!




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Re: Cruzex IV

#603 Mensagem por Corsário01 » Qui Nov 13, 2008 12:30 pm

Muita coisa está sendo escrita por fora do orgão oficial, pois o mesmo não está ajudando em nada quem está lá.
Muito tempo depois sairá o que eles quiserem que saia e não as impressões reais.

Tem muita reclamação de quem está lá.

Infelizmente.




Abraços,

Padilha
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Re: Cruzex IV

#604 Mensagem por Corsário01 » Qui Nov 13, 2008 12:30 pm

Detalhe: Um companheiro que esteve comigo em Natal - 2004, diz que a coisa mudou para pior. Muito pior.




Abraços,

Padilha
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Re: Cruzex IV

#605 Mensagem por Poti Camarão » Qui Nov 13, 2008 12:35 pm

Estou em Caicó, cidade ao sul do RN. Nos últimos dias o tráfego de caças aqui é intenso. Sei que tem uma base de comunicações instalada no 1º Batalhão de Engenharia de Construção, sediado aqui.

Estou trabalhando num escritório de segundo andar, mas minha sala não tem janelas. Então, é foda pegar um flagrante de algum caça passando nos céus daqui... hehehe Mas agora há pouco tava perto da varanda e ouvi o rugido de um. Corri, peguei a cam e fui pra sacada. Era um F-5M... deu a volta e quando apontei a cam... kkkk o resultado foi esse abaixo... perdi pra velocidade dele... :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:

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Re: Cruzex IV

#606 Mensagem por Wolfgang » Qui Nov 13, 2008 1:20 pm

Nesta edição da Cruzex a FAB decidiu adotar realmente o conceito de Agressors utilizando estas aeronaves para treinar a Força Aérea Azul, da Coalizão, não tendo necessariamente o objetivo de vencer os combates aéreos.

Nos dois primeiros dias da manobra o Esquadrão Pampa não fez uso de armamento BVR, somente de curto-alcance, utilizando táticas “suicidas”. Posteriormente, utilizaram as mesmas táticas, só que desta vez fazendo uso do míssil BVR Derby, e nos dois últimos dias as táticas de combate além do campo visual foram aprimoradas para aumentar o grau de dificuldade do exercício.

As forças azuis combatem com um número de aeronaves três vezes maior que as vermelhas. Normalmente são quatro Agressors contra doze da Coalizão. Em determinada missão, uma Esquadrilha de Agressors do 1º/14º GAV ficou completamente sem mísseis, e um dos caças teve que manobrar para utilizar o infravermelho numa perseguição a um Mirage 2000. Um dos pilotos ficou sem combustível e teve que abandonar o exercício para não sofrer uma pane seca.

Para dificultar ainda mais o trabalho dos pilotos do Esquadrão Pampa, eles não estão fazendo uso de Datalink, apenas de GCI (Controle de interceptação realizado do solo), o que está deixando suas ações mais restritas.

Mesmo com todas as dificuldades, Os pilotos do Esquadrão Pampa estão superando as ações obtidas na última Cruzex, dois anos atrás. Na época, seus pilotos ficaram famosos por derrubar três M2000 franceses. A informação não tinha sido admitida pela Armée de l’Air e recentemente foi questionada pelo comandante de uma outra unidade de caça da FAB.

Nesta semana, um único piloto do 1º/14º GAV já abateu em combate a curta distância (sem BVR) dois Caças Mirage 2000 da Força Aérea Francesa, e um F-5 Tiger III da Força Aérea do Chile. Este novo feito também foi repetido por vários outros pilotos do mesmo esquadrão, o que comprova o alto nível operacional desta tradicional unidade, já chamada de a elite da aviação de caça da FAB.

Enquanto o Pampa busca a Superioridade Aérea na Zona do exercício, os pilotos do Centauro e do Pacau esquivam-se da defesa aérea da Coalizão para escolher seus alvos e realizar as missões de ataque ao solo

O Esquadrão Centauro foi a última unidade de da FAB a receber o AMX, em 2001. Além disso, possui o recorde de permanência de vôo da FAB, 10h05min de Santa Maria/RS a Natal/RN. Nesta semana o esquadrão completa 30 anos de operação.

Causou surpresa o Pacau não ter levado à Cruzex seus Impala, que tecnologicamente são muito superiores ao Xavante. De qualquer forma, este esquadrão, até 2012, será transferido para Manaus onde vai operar caças F-5 M recém adquiridos da Jordânia, e será a primeira unidade sediada na Amazônia Brasileira a operar vetores supersônicos.

Segundo fontes de Defesanet, a FAB não quer mais mostrar sua capacidade operacional, como ocorreu na Cruzex III e no Red Flag, limitando aos experientes pilotos dos três esquadrões agressores a tarefa de treinar a Força de Coalizão.

A necessidade de uma aeronave com maior capacidade de armamento, autonomia e performance é um consenso entre os pilotos brasileiros que participam da manobra.


DO DEFESANET!




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Re: Cruzex IV

#607 Mensagem por Poti Camarão » Qui Nov 13, 2008 1:24 pm

Já foi postado, Wolfang




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Re: Cruzex IV

#608 Mensagem por Wolfgang » Qui Nov 13, 2008 1:28 pm

Não percebi! Mal galera!




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Re: Cruzex IV

#609 Mensagem por Skyway » Qui Nov 13, 2008 1:32 pm

Hoje o dia é de Sol, temperatura por volta de 30° e precipitação de destroços de M-2000 e F-5E III. :twisted: :lol:




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Re: Cruzex IV

#610 Mensagem por PRick » Qui Nov 13, 2008 1:41 pm

Skyway escreveu:Hoje o dia é de Sol, temperatura por volta de 30° e precipitação de destroços de M-2000 e F-5E III. :twisted: :lol:
Por falar em F-5E III, eles não tem nem cabides para os Derby, como podem estar usando os mísseis? Acho que nunca foram integrados os Derbys nos F-5E III.

[ ]´s




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Re: Cruzex IV

#611 Mensagem por Poti » Qui Nov 13, 2008 2:24 pm

Caros amigos,

Os resultados dos exercícios devem ser interpretados com precaução. Por exemplo, não paramos de comentar, com orgulho, o fato dos F5EM terem tido uma bela performance na CRUZEX III. A própria FAB evocou o sucesso dos Pampas sobre os Mirage 2000 RDI do esquadrão Picardie.

Na mídia francesa os resultados são apresentados de forma diferente. Por exemplo, a air-actualités apresentou duas matérias sobre o exercício CRUZEX III, nestas matérias os autores afirmam que os Mirage 2000N alcançaram 15 dos 17 objetivos no solo. Sobre o esquadrão Picardie, os autores afirmam que eles validaram suas técnicas, mantendo uma defesa aérea eficaz e tendo poucas perdas. O resultado foi visto como “eloqüente”.


Pessoalmente não acho que as duas informações (da FAB e francesas) são contraditórias. Simplesmente cada um apresenta seus resultados da forma mais positiva possível. Para a FAB o F5EM + Derby + Erieye foi capaz de deter, em algumas situações, os pacotes de ataque. Do seu lado os franceses comprovaram que seus aviões de gerações anteriores (pois os 2000 RDI são mais antigos que os 2000-5 e o Rafale) ainda são capazes de operar com sucesso.

De qualquer modo deixo aqui o link com os amigos para que tirem suas próprias conclusões :
http://www.air-actualites.com/pdf/595%20BD.pdf

Até breve,

Rafael Pecly




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Re: Cruzex IV

#612 Mensagem por Poti Camarão » Qui Nov 13, 2008 2:29 pm

Olhe um deles aí Prick, estacionado lá na Bant e que participa da Cruzex. Parece "pelado"... hehehe

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Re: Cruzex IV

#613 Mensagem por Galina » Qui Nov 13, 2008 2:41 pm

Poti escreveu:Caros amigos,

Os resultados dos exercícios devem ser interpretados com precaução. Por exemplo, não paramos de comentar, com orgulho, o fato dos F5EM terem tido uma bela performance na CRUZEX III. A própria FAB evocou o sucesso dos Pampas sobre os Mirage 2000 RDI do esquadrão Picardie.

Na mídia francesa os resultados são apresentados de forma diferente. Por exemplo, a air-actualités apresentou duas matérias sobre o exercício CRUZEX III, nestas matérias os autores afirmam que os Mirage 2000N alcançaram 15 dos 17 objetivos no solo. Sobre o esquadrão Picardie, os autores afirmam que eles validaram suas técnicas, mantendo uma defesa aérea eficaz e tendo poucas perdas. O resultado foi visto como “eloqüente”.


Pessoalmente não acho que as duas informações (da FAB e francesas) são contraditórias. Simplesmente cada um apresenta seus resultados da forma mais positiva possível. Para a FAB o F5EM + Derby + Erieye foi capaz de deter, em algumas situações, os pacotes de ataque. Do seu lado os franceses comprovaram que seus aviões de gerações anteriores (pois os 2000 RDI são mais antigos que os 2000-5 e o Rafale) ainda são capazes de operar com sucesso.

De qualquer modo deixo aqui o link com os amigos para que tirem suas próprias conclusões :
http://www.air-actualites.com/pdf/595%20BD.pdf

Até breve,

Rafael Pecly
Olá Rafael, boa tarde !

Francamente (mesmo deixando o patriotismo de lado) não consigo acreditar nisto... "Eloquente" resultado dos M2000 RDI frente aos F-5EM / R-99 ? Ah, tá bom...
Então a FAB comparece na Red Flag, um exercício muito mais real e perigoso, e consegue uma taxa de vitórias de 60% contra F-15C e F-16C da USAF e, contudo, na CRUZEX, teria sofrido com o "eloquente" M2000 RDI...
Daqui a pouco vai começar a sair noticiário da imprensa do valente Uruguai, dizendo da superioridade de seus Pucará... Macho e valente Pucará !

Abraços,

Luerti




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Re: Cruzex IV

#614 Mensagem por khalifa » Qui Nov 13, 2008 3:00 pm

Acho que a FAB devia ter posto os Mirage de Anapolis também como "agressores" e não como integrante dos azuis, pois os mesmos seriam testados contra aeronaves de outros países uma vez que contra as aeronaves da própria FAB pode-se fazer em outros exercicios domésticos.




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Re: Cruzex IV

#615 Mensagem por Chile » Qui Nov 13, 2008 3:54 pm

Gracias Poti Camarao por la información del número de aviones participantes en Cruzex IV.

Faltó en tu lista los R-99 A = son 3 ó 4
Hay R-99 B?

Según mis datos, también participarían:

FAF = 1 x KC-135
FAU = 1 x C-130B
FAV = 2 x C-130 H

¿O sólo acompañaron a los aviones participantes, como el B-737 de la FACh?

Saludos




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