AMX será exportado para 10 países

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Carlos Lima
Sênior
Sênior
Agradeceu: 1275 vezes
Agradeceram: 631 vezes

#31 Mensagem por Carlos Lima » Qui Ago 02, 2007 4:10 pm

Sei lá...

Da maneira que sempre vi o Am-X... acho que quem quer criticar tem 'munição' as pencas disponível e quem quer defender tem bons argumentos...

Existem 'versões' para os 2 lados da história de montão aí disponíveis.

Eu honestamente acho que faltou 'follow-up' em termos de investimento o que faz com que as criticas ao projeto aumentem.

Má Administração? Falta de visão? Erro de estratégia? Barbeiragem? Avanço tecnológico? Embargo Americano? Montador? Fabricante? Falta de Maturidade nos requisitos?

Isso tudo pode ser debatido e combatido e a conclusão honestamente é que temos uma aeronave que poderia hoje em dia (se a modernização já tivesse acontecido anos atrás) ser considerada uma aeronave 'bem boa' para o cenário aonde seria empregada...

[]s
CB_Lima

CB_Lima = Carlos Lima :)
helio
Sênior
Sênior
Agradeceram: 25 vezes

#32 Mensagem por helio » Qui Ago 02, 2007 4:15 pm

Sim Carlos Mathias!

Uma das maiores lendas postadas em forums de aviação, principalmente por foristas anti-americanos de carteirinha e de pseudo lobbystas de aviões russos e chineses, é de que os EUA teriam vetado a venda de Vulcan para o Brasil , e o pobre Brasil teve que optar pelo DEFA de 30mm.
Na verdade a FAB preferiu utilizar o AMX como vetor ar-terra e considerou que o melhor calibre para atacar alvos de superficie seriam armas de 30mm, mais letais que metralhadoras e canhões de 20mm. Talvez os Vulcan fossem mais apropriados para alvos aéreos a curta distancia.
Portanto: Foi a própria FAB que preferiu os canhões de 30mm e recusou o Vulcan.
Esta informação foi me passada pelo Eng. Flávio Bernardini ( o mesmo que projetou o Tamoio) , pois a fábrica Bernardini usinou os canos dos canhões de 30mm para os AMX. Na verdade o cano do canhão foi feito sob licença da DEFA em São Paulo.
O Eng. Flávio Bernardini gentilmente nos atendeu( eu, Paulo "Parabelum Bastos, Reginaldo Bacchi e Alfredo André) e desmistificou mais esta lenda.

Um abraço
Hélio

WOOBOHEHEHE
Júnior
Júnior

#33 Mensagem por WOOBOHEHEHE » Qui Ago 02, 2007 4:26 pm

helio escreveu:Sim Carlos Mathias!

Uma das maiores lendas postadas em forums de aviação, principalmente por foristas anti-americanos de carteirinha e de pseudo lobbystas de aviões russos e chineses, é de que os EUA teriam vetado a venda de Vulcan para o Brasil , e o pobre Brasil teve que optar pelo DEFA de 30mm.
Na verdade a FAB preferiu utilizar o AMX como vetor ar-terra e considerou que o melhor calibre para atacar alvos de superficie seriam armas de 30mm, mais letais que metralhadoras e canhões de 20mm. Talvez os Vulcan fossem mais apropriados para alvos aéreos a curta distancia.
Esta informação foi me passada pelo Eng. Flávio Bernardini ( o mesmo que projetou o Tamoio) , pois a fábrica Bernardini usinou os canos dos canhões de 30mm para os AMX. Na verdade o cano do canhão foi feito sob licença da DEFA em São Paulo.
O Eng. Flávio Bernardini gentilmente nos atendeu( eu, Paulo "Parabelum Bastos, Reginaldo Bacchi e Alfredo André) e desmistificou mais esta lenda.

Um abraço
Hélio

Karamba! Juro que tudo eu tinha visto até hoje postado por aí era de que os americanos vetaram a venda do Vulcan para o Brasil, e eu até fiquei indignado com isso! To chocado!

Abraços

Plinio Jr
Sênior
Sênior
Agradeceram: 1 vez

#34 Mensagem por Plinio Jr » Qui Ago 02, 2007 4:31 pm

helio escreveu:Sim Carlos Mathias!

Um abraço
Hélio

É verdade, lembro-me de algumas edições da T&D ou da Segurança e Defesa da época, terem colocado algo do tipo...desde o princípio, a FAB teria optado pelo DEFA por considerá-lo mais eficiente contra alvos terrestres e tbm pelo mesmo ser utilizado pelos Mirage III do GDA...

¨Os políticos e as fraldas devem ser mudados frequentemente e pela mesma razão ¨- Eça de Queiroz
henriquejr
Sênior
Sênior
Agradeceu: 384 vezes
Agradeceram: 433 vezes

#35 Mensagem por henriquejr » Qui Ago 02, 2007 5:26 pm

helio escreveu:O problema é que ,como não era uma necessidade para a FAB, não tinha como investir em avionicos.
Se fosse requisito da FAB ter um vetor como o AMX, sem dúvida iria-se investir em aviônicos. A FAB fez algumas exigencias como no caso dos canhões ao invés do vulcan.

Hélio

Qual o problema dos avionicos do AMX??? Na minha opnião eles são compativeis com a epoca em que o AMX foi fabricado, tanto que a cada lote vieram melhorias na avionica, com o 3º lote contando inclusive com MFD colorido!
Se voce compara o cockpit do AMX com qualquer avião contemporaneo a ele verá que são bastante similares. Tornados, Mirage2000, etc.... so tinham 1 MFD monocromatico no cockpit, assim como os AMX do 1º lote.

henriquejr
Sênior
Sênior
Agradeceu: 384 vezes
Agradeceram: 433 vezes

#36 Mensagem por henriquejr » Qui Ago 02, 2007 5:34 pm

helio escreveu:Na verdade a FAB preferiu utilizar o AMX como vetor ar-terra e considerou que o melhor calibre para atacar alvos de superficie seriam armas de 30mm, mais letais que metralhadoras e canhões de 20mm. Talvez os Vulcan fossem mais apropriados para alvos aéreos a curta distancia.

Engraçado, que eu saiba o AMX sempre foi considerado um caça expecializado em ataque a superficie, tanto no Brasil quanto na Itália!

Que eu saiba o Vulcan foi vetado ao Brasil sim, so que a FAB não se sentiu prejudicada com o referido veto uma vez que o DEFA5320 cumple muito bem a função de ataque terrestre, o sendo a unica defeciencia em relação ao Vulcan(quantidade de tiros por segundo) sendo suprida com a instalação de 2 canhões.

Alitson
Sênior
Sênior
Agradeceu: 12 vezes
Agradeceram: 20 vezes

#37 Mensagem por Alitson » Qui Ago 02, 2007 5:56 pm

Vamos lá, sem fuentes, sem provas, então...

Revista AERO - SETEMBRO 81.

AMX - Corte SECCIONAL

item 9. Canhão M61A-1, rotativo, de 20mm, só para o AMX da AMI

página 28.

..., em março deste ano, foi assinado Memorando de Acordo entre o Brasil e a Itália, para o desenvolvimento e a produção em conjunto, em base totalmente colaborativa...

...Esse aumento de peso resultou, sem dúvida, da escolha feita há 3 anos, do "Spey" Mk 807, da Rolls-Royce,...

página 29.

..., que necessita modificações substanciais na seção dianteira da fuselagem do AMX brasileiro, sendo o canhão tipo Gatling, de 20mm, que nos AMX da FAB serão substituidos por um par de canhões DEFA de 30mmm, os mesmos dos nossos Mirage...

... e a FAB tem necessidade de 144, que ela pretende adquirir 6 autorizações de produção anual, a começar em 1984, cada uma compreendendo 24 aviões...

...o Brasil será responsável por 30% do custo de pesquisas e desenvolvimento...

..., e a EMBRAER será é responsável, exclusivamente, pelo desenho do detalhe da asa...

[]s

A&K M249 MK.I
G&P M4 CARBINE V5
G&P M4A1
G&P M16A3+M203
ARES SCAR-L
KING ARMS M4CQB
STARK ARMS G-18C GBB
CYMA G-18C AEP
helio
Sênior
Sênior
Agradeceram: 25 vezes

#38 Mensagem por helio » Qui Ago 02, 2007 6:03 pm

Henrique
Que eu saiba, esta historia de veto ao Vulcan são lendas, postados em forums, não havendo nada oficial para isto, nunca ví em nehuma mídia.
De mais a mais, esta afirmação é ridícula, pois países como Honduras,El Salvador,Republica Dominicana, Venezuela, Guatemala, Peru, Colombia, Equador,Chile e Uruguai tem aviões em suas forças aéreas equipadas com este tipo de arma. O Brasil mesmo possui uma belonave armada com este equipamento, e mais recentemente os Blackhawks da FAB .
quem desmistificou foi o próprio vendedor e fabricante da arma, portanto prefiro acreditar neste ultimo.
Hélio

Dieneces
Sênior
Sênior
Agradeceu: 9 vezes
Agradeceram: 10 vezes

#39 Mensagem por Dieneces » Qui Ago 02, 2007 6:35 pm

helio escreveu:Henrique
Que eu saiba, esta historia de veto ao Vulcan são lendas, postados em forums, não havendo nada oficial para isto, nunca ví em nehuma mídia.
De mais a mais, esta afirmação é ridícula, pois países como Honduras,El Salvador,Republica Dominicana, Venezuela, Guatemala, Peru, Colombia, Equador,Chile e Uruguai tem aviões em suas forças aéreas equipadas com este tipo de arma. O Brasil mesmo possui uma belonave armada com este equipamento, e mais recentemente os Blackhawks da FAB .
quem desmistificou foi o próprio vendedor e fabricante da arma, portanto prefiro acreditar neste ultimo.
Hélio
Fazes confusão , Helio , entre o sistema gatling multi-tubo das metralhadoras 7,62mmm com o Vulcan , cujo sistema é semelhante (multi-tubo , sistema gatling) , mas possui calibre 20mm , algo como comparar um .38SPL com um .454Casull. O que equipa os AMX italianos é o mesmo dos F-16 , tão somente , entre os que citaste , que foi uma venda polêmica para a Venezuela , eu recordo . Os F-16 chilenos são bastante recentes e já havia caído essa restrição de venda do Vulcan que foi sim bastante propalada na mídia , meados dos anos oitenta , também lembro . Saudações.

Brotei no Ventre da Pampa,que é Pátria na minha Terra/Sou resumo de uma Guerra,que ainda tem importância/Sou Raiz,sou Sangue,sou Verso/Sou maior que a História Grega/Eu sou Gaúcho e me chega,p'ra ser Feliz no Universo.
Beronha
Sênior
Sênior
Agradeceu: 1 vez
Agradeceram: 7 vezes

#40 Mensagem por Beronha » Qui Ago 02, 2007 6:41 pm

Beronha
Sênior
Sênior
Agradeceu: 1 vez
Agradeceram: 7 vezes

#41 Mensagem por Beronha » Qui Ago 02, 2007 6:42 pm

Dieneces escreveu:
Hélio
Fazes confusão , Helio , entre o sistema gatling multi-tubo das metralhadoras 7,62mmm com o Vulcan , cujo sistema é semelhante (multi-tubo , sistema gatling) , mas possui calibre 20mm , algo como comparar um .38SPL com um .454Casull. O que equipa os AMX italianos é o mesmo dos F-16 , tão somente , entre os que citaste , que foi uma venda polêmica para a Venezuela , eu recordo . Os F-16 chilenos são bastante recentes e já havia caído essa restrição de venda do Vulcan que foi sim bastante propalada na mídia , meados dos anos oitenta , também lembro . Saudações.

O que impressiona é a quantidade de cartuchos que o f16 pode levar (nao me lembro agora , mas é um punhado)

Bolovo
Sênior
Sênior
Agradeceu: 547 vezes
Agradeceram: 442 vezes

#42 Mensagem por Bolovo » Qui Ago 02, 2007 8:02 pm

Koslova escreveu:A Embraer com o Brasilia, projetou o que era o avião mais rapido do mundo na sua classe, que tinha uma instrumentação avançadissima para sua época, era um belissimo projeto, exatamente ao gosto das empresas regionais americanas.

Algumas vozes dentro da Embraer já me disseram que o Brasília foi a melhor aeronave já fabricada no Brasil...

"Eu detestaria estar no lugar de quem me venceu."
Darcy Ribeiro (1922 - 1997)
Bolovo
Sênior
Sênior

#43 Mensagem por Bolovo » Qui Ago 02, 2007 8:18 pm

Olha, eu não gosto muito do AMX não, mas sei que é uma boa aeronave. Só acho que a FAB, e mesmo a Embraer, tinha mais prioridades na época do que o AMX, o pseudo-bombardeiro-estratégico-brasileiro. Toda a grana investida no AMX por exemplo, eu teria usado para modernizar os F-5E, algo como o Chile fez, e comprar mais unidades de Fox no mercado (na época havia vários). Considero que os conhecimentos do EMB-120, esses sim, influenciaram o EMB-145, tanto que as seções da fuselagem, cabine e tal são iguais. Dúvido que o AMX tenha ajudado MUITO, como dizem por aí, no desenvolvimento. Uma coisa tem nada a ver com a outra, na minha opinião. O EMB-145 no começo de seu desenvolvimento era nada mais do que um Brasília com motores turbofan, no mesmo lugar dos motores turbohélice, com uma asa reta, e uma fuselagem esticada. Era o Brasília a jato. O 145 só tomou a forma que conhecemos hoje depois de rodar horas e mais horas nos túneis de vento dos EUA, se não me engano, da Boeing. Acho que o AMX tenha influenciado em praticamente nada no 145.

Alitson
Sênior
Sênior
Agradeceu: 12 vezes
Agradeceram: 20 vezes

#44 Mensagem por Alitson » Qui Ago 02, 2007 9:15 pm

Hélio

Bem, vc já citou a RFA como fonte, pois bem, vamos acabar com essa tal LENDA DE FÓRUM...

RFA - NÚMERO 18, ANO 5 - MAR/ABR/MAI 2000.

PÁGINA 53.

...Daí o tão criticado desenvolvimento da utilização, na opção brasileira, de dois canhões DEFA de 30mm, ao invés de Vulcan M61A1 de 200 com seis canos adotado pela Itália. Na verdade, o País enfrentou um veto do departamento de Estado Norte-Americano impedindo que utilizasse aquele canhão...

Sem mais, mesmo nos fóruns não há lugar para "achismos".

[]s

A&K M249 MK.I
G&P M4 CARBINE V5
G&P M4A1
G&P M16A3+M203
ARES SCAR-L
KING ARMS M4CQB
STARK ARMS G-18C GBB
CYMA G-18C AEP
Bolovo
Sênior
Sênior

#45 Mensagem por Bolovo » Qui Ago 02, 2007 9:26 pm

A RFA eu acho que é fabiana, romântica demais, daí fica difícil a FAB ter a responsabilidade de algo ou culpa de algum evento. Nunca vi falarem mal da FAB na RFA, pela penca de revistas que eu tenho aqui, pelo menos nunca vi.

Responder