mirage 2000-5+mica+rdy

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Sniper
Sênior
Sênior
Mensagens: 9654
Registrado em: Dom Fev 15, 2004 9:28 pm
Localização: Contagem - MG
Agradeceram: 7 vezes
Contato:

#46 Mensagem por Sniper » Dom Jul 08, 2007 9:58 am

Esse tópico tem apenas 1 ano e muita gente já se esqueceu a importância de um verdadeiro caça de superioridade aérea... :wink:




Editado pela última vez por Sniper em Seg Jul 09, 2007 9:10 am, em um total de 1 vez.
Imagem
Sniper
Sênior
Sênior
Mensagens: 9654
Registrado em: Dom Fev 15, 2004 9:28 pm
Localização: Contagem - MG
Agradeceram: 7 vezes
Contato:

#47 Mensagem por Sniper » Dom Jul 08, 2007 10:03 am

Voando em formação sobre os céus da Bélgica oito aviões ( Tornados, F16 e F4 Phantons ) . Seus experientes pilotos estão em guarda contra a ameaça dos interceptadores "Inimigos, incluindo dois Mirage 2000-5 armados com mísseis ar-ar MICA ( desconhecidos para eles, porém com reputação de serem mortais ). Repentinamente eles estão em alerta . As telas dos radares indicaram dois bip, sem dúvida são os Mirages.

Somente dois contra oito, em desvantagem numérica os Mirages do Cigognes não deverão ter chance. Despreocupados a formação continua seu vôo e certamente os Mirages devem estar retornando as suas bases. Então repentinamente, dois dos oito aviões giram em 90º afastando-se da formação rapidamente. Os outros seis voam , possivelmente não entendendo porque os dois colegas afastaram-se da formação. Que risco poderiam correr se não foram detectados lançamentos de mísseis ar-ar? Então eles estão totalmente em alerta . Dificilmente terão tempo de perceber que eles estão "killed". Seis aviões estão virtualmente abatidos dos céus em uma fração de segundos. Longe dali dois Mirage2000-5 retornam às bases.




Imagem
Avatar do usuário
Bronco
Intermediário
Intermediário
Mensagens: 155
Registrado em: Ter Nov 29, 2005 2:13 am
Localização: Portugal

#48 Mensagem por Bronco » Dom Jul 08, 2007 8:14 pm

Caro Sniper, de onde retirou esse recorte?

Cumprimentos




César
Sênior
Sênior
Mensagens: 4297
Registrado em: Qua Fev 19, 2003 7:14 pm
Localização: Florianópolis
Contato:

#49 Mensagem por César » Dom Jul 08, 2007 8:37 pm

Já li esse texto há uns 2 anos. Acho que ele saiu na RFA.

Uma dúvida que me bateu agora que li denovo esse caso: Por que os 2 caças que fugiram não alertaram o resto da formação dessa ameaça?

Bizarro né?

Abraços

César




"- Tú julgarás a ti mesmo- respondeu-lhe o rei - É o mais difícil. É bem mais difícil julgar a si mesmo que julgar os outros. Se consegues fazer um bom julgamento de ti, és um verdadeiro sábio."

Antoine de Saint-Exupéry
Avatar do usuário
Bolovo
Sênior
Sênior
Mensagens: 28560
Registrado em: Ter Jul 12, 2005 11:31 pm
Agradeceram: 442 vezes

#50 Mensagem por Bolovo » Dom Jul 08, 2007 8:49 pm

César escreveu:Já li esse texto há uns 2 anos. Acho que ele saiu na RFA.

Uma dúvida que me bateu agora que li denovo esse caso: Por que os 2 caças que fugiram não alertaram o resto da formação dessa ameaça?

Bizarro né?

Abraços

César

A resposta está em negrito. A uns dois anos atrás era a época da decisão do FX, então estava valendo fazer de tudo pro Mirage 2000BR ganhar. Gostaram da teoria? Acabei de analisa-la.




"Eu detestaria estar no lugar de quem me venceu."
Darcy Ribeiro (1922 - 1997)
Avatar do usuário
Paisano
Sênior
Sênior
Mensagens: 16163
Registrado em: Dom Mai 25, 2003 2:34 pm
Localização: Volta Redonda, RJ - Brasil
Agradeceram: 285 vezes
Contato:

#51 Mensagem por Paisano » Dom Jul 08, 2007 8:52 pm





rcolistete
Sênior
Sênior
Mensagens: 1537
Registrado em: Sex Mai 20, 2005 6:25 pm
Localização: Vitória - ES - Brasil

#52 Mensagem por rcolistete » Dom Jul 08, 2007 10:03 pm

Bolovo escreveu:A resposta está em negrito. A uns dois anos atrás era a época da decisão do FX, então estava valendo fazer de tudo pro Mirage 2000BR ganhar. Gostaram da teoria? Acabei de analisa-la.


Olá pessoal,

Parte de mensagem minha de 25/09/2000 para alguns fóruns, eu postei isso antes de qualquer matéria em português em sites, etc :

"Antes tarde do que nunca ! Na ed. 1749 da revista Air&Cosmos (A&C) ha' uma materia especial sobre a L'armée de L'Air e seu futuro.

Agora uma novidade, que nao vi em nenhum outro periodico. Numa materia de 2 paginas, a dupla Mirage 2000-5 & Mica é exaltada, e com razao. Traduzo algumas partes.

------------------------------------------------------------------------
"41 a 0, a favor dos Mirage !!! Esse e' o placar de um primeiro confronto entre os pilotos franceses de Mirage 2000-5 e seus colegas da OTAN no exercicio bianual "Tactical Leadership Programme" (TLP) na Bélgica. Os adversarios eram F-16 ou F-4 com Amraam, e Tornados com SkyFlash.

Um piloto comandante francês minimiza com modéstia o radical placar, dizendo que foi o primeiro uso dos novos Mirage 2000-5 em tal exercicio, e que nos seguintes os colegas adversarios utilizarao melhores taticas... tudo é uma questão de treinamento...

A titulo de comparacao com o missil Super 530D, o Mica disparado a 6000m tem a mesma performance cinematica em interceptacao a alta altitude que um Super 530D disparado a 12000m.

De toda a producao mundial, somente o Amraam e o R-77 funcionam sob o mesmo principio que o Mica. Nada impede que o piloto de Mirage 2000-5 dispare seus 4 misseis Mica em uma so' salva.

Os adversarios nao podem mais detectar se eles estao sendo rastreados como alvo. O Mirage cria uma bolha na que os adversarios nao se atrevem a entrar, e' o que observa o piloto no display inferior com os simbolos hostis se afastarem do seu caminho.

Pois na ausencia de modificacao da forma de onda do radar (do Mirage) ou de emissoes do radar-diretor (do Mica), a unica informacao que um piloto de Mirage 2000 deixa passar e' sua mudanca de trajetoria. Mas como interpretar ? O aviao se afasta apos disparar o Mica ? Ou e' um blefe e nenhum missil foi disparado ? Ou ao contrario, se o inimigo ve um Mirage se aproximar a distancia inferior do alcance do Mica, nada prova que o Mica nao foi disparado."
------------------------------------------------------------------------

Foi a 1a vez que usaram Mirage 2000-5F + MICA e os aliados adversários no exercício não adaptaram suas táticas contra esse dupla. Nos exercícios seguintes a vantagem de 41 x 0 caiu bastante, mas o Mirage 2000-5F+Mica continua um adversário letal.

Deprimente é ver a data, ano de 2000, quase 7 anos atrás. E nós ainda discutindo se vem caça X ou Y para o FX agora na 2a versão. Dose...

Abraços,

Roberto Colistete Jr.




Sniper
Sênior
Sênior
Mensagens: 9654
Registrado em: Dom Fev 15, 2004 9:28 pm
Localização: Contagem - MG
Agradeceram: 7 vezes
Contato:

#53 Mensagem por Sniper » Seg Jul 09, 2007 9:12 am

Bronco escreveu:Caro Sniper, de onde retirou esse recorte?

Cumprimentos


É de um link na 1ª página desse tópico. O Paisano postou o link logo acima! :wink:

Abraço!




Imagem
Sniper
Sênior
Sênior
Mensagens: 9654
Registrado em: Dom Fev 15, 2004 9:28 pm
Localização: Contagem - MG
Agradeceram: 7 vezes
Contato:

#54 Mensagem por Sniper » Seg Jul 09, 2007 9:13 am

Bolovo escreveu:
César escreveu:Já li esse texto há uns 2 anos. Acho que ele saiu na RFA.

Uma dúvida que me bateu agora que li denovo esse caso: Por que os 2 caças que fugiram não alertaram o resto da formação dessa ameaça?

Bizarro né?

Abraços

César

A resposta está em negrito. A uns dois anos atrás era a época da decisão do FX, então estava valendo fazer de tudo pro Mirage 2000BR ganhar. Gostaram da teoria? Acabei de analisa-la.


Isso tá me cheirando a preconceito Bolovo... heheheh! :twisted:

De qualquer forma, foi em exercício da NATO, não tem nada "inventado" na reportagem.

Abraço!




Imagem
Avatar do usuário
chm0d
Sênior
Sênior
Mensagens: 4236
Registrado em: Sáb Dez 10, 2005 12:27 am
Localização: São Paulo / SP
Contato:

#55 Mensagem por chm0d » Seg Jul 09, 2007 9:46 am

Sniper escreveu:
Bolovo escreveu:
César escreveu:Já li esse texto há uns 2 anos. Acho que ele saiu na RFA.

Uma dúvida que me bateu agora que li denovo esse caso: Por que os 2 caças que fugiram não alertaram o resto da formação dessa ameaça?

Bizarro né?

Abraços

César

A resposta está em negrito. A uns dois anos atrás era a época da decisão do FX, então estava valendo fazer de tudo pro Mirage 2000BR ganhar. Gostaram da teoria? Acabei de analisa-la.


Isso tá me cheirando a preconceito Bolovo... heheheh! :twisted:

De qualquer forma, foi em exercício da NATO, não tem nada "inventado" na reportagem.

Abraço!


Pois é, derrepente eles não avisaram pq foram abatidos? heim? heheh morto não fala... :P

Abs.




Avatar do usuário
Kratos
Sênior
Sênior
Mensagens: 4462
Registrado em: Dom Fev 18, 2007 12:11 am

#56 Mensagem por Kratos » Seg Jul 09, 2007 11:13 am

chm0d escreveu:
Sniper escreveu:
Bolovo escreveu:
César escreveu:Já li esse texto há uns 2 anos. Acho que ele saiu na RFA.

Uma dúvida que me bateu agora que li denovo esse caso: Por que os 2 caças que fugiram não alertaram o resto da formação dessa ameaça?

Bizarro né?

Abraços

César

A resposta está em negrito. A uns dois anos atrás era a época da decisão do FX, então estava valendo fazer de tudo pro Mirage 2000BR ganhar. Gostaram da teoria? Acabei de analisa-la.


Isso tá me cheirando a preconceito Bolovo... heheheh! :twisted:

De qualquer forma, foi em exercício da NATO, não tem nada "inventado" na reportagem.

Abraço!


Pois é, derrepente eles não avisaram pq foram abatidos? heim? heheh morto não fala... :P

Abs.


Faz sentido.




O pior dos infernos é reservado àqueles que, em tempos de crise moral, escolheram por permanecerem neutros. Escolha o seu lado.
Sniper
Sênior
Sênior
Mensagens: 9654
Registrado em: Dom Fev 15, 2004 9:28 pm
Localização: Contagem - MG
Agradeceram: 7 vezes
Contato:

#57 Mensagem por Sniper » Seg Jul 09, 2007 11:28 am

Não restam dúvidas que Mirage 2000-5 é um grande interceptador. Hoje ele opera com os Mica, que é ainda um excelente míssil, imaginem quando eles começarem a usar isso aqui:

Imagem

Com mais de 100Km de alcance a Mach 4 ! 8-]

Sería uma boa para um 2º GDA. O que acham?

Abraços!




Imagem
rcolistete
Sênior
Sênior
Mensagens: 1537
Registrado em: Sex Mai 20, 2005 6:25 pm
Localização: Vitória - ES - Brasil

#58 Mensagem por rcolistete » Seg Jul 09, 2007 11:55 am

Sniper escreveu:Com mais de 100Km de alcance a Mach 4 ! 8-]

Sería uma boa para um 2º GDA. O que acham?

Abraços!


Olá pessoal,

Não está previsto pela França que o Meteor seja compatível com o Mirage 2000-5. Se o for, alguém terá que pagar por isso. O Mirage 2000D também não terá AASM. É questão de prioridade de gastos para o Rafale. Assim como tivemos F-14A/B/C/D incompatíveis com o AMRAAM pois estava em final de carreira.

Abraços,

Roberto Colistete Jr.




Sniper
Sênior
Sênior
Mensagens: 9654
Registrado em: Dom Fev 15, 2004 9:28 pm
Localização: Contagem - MG
Agradeceram: 7 vezes
Contato:

#59 Mensagem por Sniper » Seg Jul 09, 2007 12:36 pm

rcolistete escreveu:
Sniper escreveu:Com mais de 100Km de alcance a Mach 4 ! 8-]

Sería uma boa para um 2º GDA. O que acham?

Abraços!


Olá pessoal,

Não está previsto pela França que o Meteor seja compatível com o Mirage 2000-5. Se o for, alguém terá que pagar por isso. O Mirage 2000D também não terá AASM. É questão de prioridade de gastos para o Rafale. Assim como tivemos F-14A/B/C/D incompatíveis com o AMRAAM pois estava em final de carreira.

Abraços,

Roberto Colistete Jr.


Mas como a França esta no projeto do Meteor também, não deve ser muito difícil uma integração.

De qualquer forma a Dupla Mirage 2000-5 + Mica continua sendo muito boa. Bem superior ao Derby por exemplo... :wink:

Abraços!




Imagem
rcolistete
Sênior
Sênior
Mensagens: 1537
Registrado em: Sex Mai 20, 2005 6:25 pm
Localização: Vitória - ES - Brasil

#60 Mensagem por rcolistete » Seg Jul 09, 2007 12:46 pm

Sniper escreveu:
Mas como a França esta no projeto do Meteor também, não deve ser muito difícil uma integração.

De qualquer forma a Dupla Mirage 2000-5 + Mica continua sendo muito boa. Bem superior ao Derby por exemplo... :wink:

Abraços!


Olá Sniper,

Nada disso. Cada integração de míssil necessita de compatibilização de software, estudos de compatibilização aerodinâmica, várias dezenas de vôos, disparos reais, etc. Sempre custa na faixa de poucas a várias dezenas de US$ e demora vários meses (frequentemente anos).

Não sei porque aqui no Brasil muita gente acha integrar míssil a um avião como uma coisa banal. Temos exemplos diversos mostrando o contrário :

- F-16, F-4, Tornado (até certa época) que tinham o AMRAAM integrado porém não podiam usar a plenitude (sem datalink, por exemplo) do mesmo devido à incompatibilidades de frequências de radares x datalinks, etc;

- F-14A/B/C/D que nunca teve AMRAAM por questões de complexidade e custos, isso para a US Navy que tem fartura de recursos financeiros e experiência com o AMRAAM;

- Python 3 que de acordo com os israelenses não tinha problemas para ser usado em certos lugares do F-5E da FAB, mas esta descobriu a duras penas que sim, tanto que o uso do mesmo agora está restrito a um envelope de vôo mais restrito;

- várias integrações mundo à fora que demoraram anos e anos.

Abraços,

Roberto Colistete Jr.




Responder