Caiu Helicóptero da Marinha?

Assuntos em discussão: Marinha do Brasil e marinhas estrangeiras, forças de superfície e submarinas, aviação naval e tecnologia naval.

Moderador: Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
Mau
Júnior
Júnior
Mensagens: 79
Registrado em: Seg Set 01, 2003 1:27 pm
Localização: São Paulo

Caiu Helicóptero da Marinha?

#1 Mensagem por Mau » Qua Set 10, 2003 2:50 pm

Alguém têm notícias sobre o Helicóptero da Marinha que caiu hj na Baia de Guanabara??? Parece que foi um Super Lynux... Ele estava c/ três tripulantes a bordo...




Sou Brasileiro...soberano sobre todos os povos!!!!!!
Avatar do usuário
Slip Junior
Sênior
Sênior
Mensagens: 3291
Registrado em: Seg Fev 17, 2003 6:00 pm
Agradeceram: 1 vez

#2 Mensagem por Slip Junior » Qua Set 10, 2003 3:09 pm

Aqui vai:

Helicóptero da Marinha cai no Rio; um desaparecido



Rio de Janeiro - Um helicóptero da Marinha caiu no mar perto da Ilha Rasa, na entrada da Baía da Guanabara, durante a realização de exercícios com navios de Esquadra. Dois militares foram resgatados com vida e um terceiro ocupante continuava desaparecido até as 14 horas. A Marinha não divulgou o nome de nenhum dos três militares que estavam no helicóptero - modelo Super Lynx N-4007 -, mas a assessoria de imprensa do 1º Distrito Naval divulgou no início da tarde uma nota sobre o acidente, que aconteceu na madrugada.

Eis a íntegra:

"A Marinha do Brasil lamenta informar que, na madrugada do dia 10 de setembro, durante a realização de exercícios com navios da esquadra, nas proximidades da Ilha Rasa, na costa do Rio de Janeiro, um helicóptero Super Lynx, matrícula N-4007, sofreu um acidente aeronáutico, vindo a colidir com o mar. A tripulação da aeronave era composta por três militares, dos quais dois foram resgatados. Prosseguem as buscas pelo terceiro tripulante, já tendo sido iniciada uma investigação para apurar as causas do acidente".

Abraços




Avatar do usuário
Mau
Júnior
Júnior
Mensagens: 79
Registrado em: Seg Set 01, 2003 1:27 pm
Localização: São Paulo

#3 Mensagem por Mau » Qua Set 10, 2003 5:47 pm

Obrigado pela informação
É uma grande perda para o Brasil...
Vc acha q deveríamos prestar alguma homenagem????




Sou Brasileiro...soberano sobre todos os povos!!!!!!
Avatar do usuário
Slip Junior
Sênior
Sênior
Mensagens: 3291
Registrado em: Seg Fev 17, 2003 6:00 pm
Agradeceram: 1 vez

#4 Mensagem por Slip Junior » Qua Set 10, 2003 5:53 pm

Mau escreveu:Vc acha q deveríamos prestar alguma homenagem????

Ahm? Como assim?




Avatar do usuário
Vinicius Pimenta
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 12007
Registrado em: Seg Fev 17, 2003 12:10 am
Localização: Rio de Janeiro - RJ - Brasil
Agradeceram: 131 vezes
Contato:

#5 Mensagem por Vinicius Pimenta » Qui Set 11, 2003 12:07 am

Prestar homenagem a uma queda de helicóptero? Creio que, caso o tripulante desaparecido tenha morrido e seu corpo seja encontrado, o enterro do militar será com honras militares. E só.

Pensando nas perdas materiais, agora são só 12 Super Lynx operando na MB. Não acham que era hora de comprarmos um pequeno lote para repor as perdas. Creio que 4 aeronaves sejam suficientes. Para os entendidos, uma compra dessa sariria por quanto aproximadamente?




Vinicius Pimenta

Você é responsável pelo ambiente e a qualidade do fórum que participa. Faça sua parte.
Avatar do usuário
Spetznaz
Sênior
Sênior
Mensagens: 1130
Registrado em: Sáb Mai 17, 2003 8:27 pm
Localização: Vitória, ES
Contato:

#6 Mensagem por Spetznaz » Qui Set 11, 2003 3:14 pm

Opa
Nossa. Uma queda dessas é uma grande vergonha para a MB. Imaginem como estao os marinheiros uma hora dessas. O orgulho da MB está ferida. Nao sei como eles conseguirao se erguer de novo hein?
Nao sei pq ninguem fez esse discurso coerente até agora. Ah sei. Pq nao foi um submarino russo. hehehe.
falou. valeu.




Avatar do usuário
Vinicius Pimenta
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 12007
Registrado em: Seg Fev 17, 2003 12:10 am
Localização: Rio de Janeiro - RJ - Brasil
Agradeceram: 131 vezes
Contato:

#7 Mensagem por Vinicius Pimenta » Qui Set 11, 2003 11:19 pm

Ahhhhh, por favor não comecem!




Vinicius Pimenta

Você é responsável pelo ambiente e a qualidade do fórum que participa. Faça sua parte.
Avatar do usuário
LEO
Sênior
Sênior
Mensagens: 3469
Registrado em: Sáb Fev 22, 2003 6:07 pm
Localização: Campinas/SP
Contato:

#8 Mensagem por LEO » Sáb Set 13, 2003 6:30 pm

Não acham que era hora de comprarmos um pequeno lote para repor as perdas. Creio que 4 aeronaves sejam suficientes. Para os entendidos, uma compra dessa sariria por quanto aproximadamente?



Segundo uma informação, 7 Super Lynx custaram USD 220 milhoes. Então, 4 saíriam por cerca de USD 124 milhoes, sendo a unidade da aeronave a um custo de pouco mais de USD 31 milhoes a unidade.

Agora, resta saber se a MB tem USD 124 milhoes disponiveis...



LEO




Avatar do usuário
Vinicius Pimenta
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 12007
Registrado em: Seg Fev 17, 2003 12:10 am
Localização: Rio de Janeiro - RJ - Brasil
Agradeceram: 131 vezes
Contato:

#9 Mensagem por Vinicius Pimenta » Sáb Set 13, 2003 7:04 pm

Agora, resta saber se a MB tem USD 124 milhoes disponiveis...


É, acho que não. :(


Se bem que eu li que um Super Lynx estava na faixa de USD 20 milhões. Vale lembrar que no custo maior podem estar incluídas peças de reposição, armamentos, etc. O que não seria o caso, seria só a compra das aeronaves mesmo, armamento e peças agente já tem.

----------------------------------

EXTRA EXTRA!!!!

Enquanto eu escrevia essa mensagem eu ouvi no RJTV: O Super Lynx acidentado foi encontrado a 15 milhas da Ilha Rasa, o corpo do piloto foi encontrado preso às ferragens.

É uma pena... :(




Vinicius Pimenta

Você é responsável pelo ambiente e a qualidade do fórum que participa. Faça sua parte.
Avatar do usuário
Super Flanker
Sênior
Sênior
Mensagens: 1431
Registrado em: Sáb Mai 03, 2003 2:23 pm
Localização: São Carlos
Agradeceram: 38 vezes

...

#10 Mensagem por Super Flanker » Sáb Set 13, 2003 7:27 pm

É uma pena mesmo Vinicius...
Perdemos um piloto qualificado, e um ótio helicoptero...
Bom, em relação a comprar mais Super Linx...acho praticamente impossivel.

Falows.




"A compaixão pelos animais está intimamente ligada à bondade de caráter, e quem é cruel com os animais, não pode ser um bom homem." Schopenhauer
Avatar do usuário
Fox
Sênior
Sênior
Mensagens: 1405
Registrado em: Qui Mai 01, 2003 11:44 pm
Localização: São Paulo

#11 Mensagem por Fox » Sáb Set 13, 2003 10:39 pm

Blz Pessoal,

Cada Super Lynx adquirido pela MB custo cerca de US$ 22,5 milhões de dólares.

Eu não sei se esse orçamento mencionado pelo Leo (US$ 220 milhões), e o orçamento utilizado pela MB para a aquisição do S. Lynx. Caso seja, esse orçamento e resultante do montante entre a aquisição de novas células, modernização das 5 células remanescente do primeiro lote, aquisição de armamento, peças de reposição, entre outros (1978).

Na minha opinião 4 células e pouco. A MB adquiriu a partir de 1978 18 Lynx, e nesse 25 anos de operação na MB 6 foram perdidos em acidentes (1/3 de perda operacionais, referente ao lote total). A MB no inicio da década de 90, deveria ter adquirido mais Super Lynx para ter uma reserva, podendo substituir as aeronaves em caso de futuras perdas operacionais, entretanto isso não aconteceu, conclusão, depois da aquisição do segundo lote a MB já perdeu duas aeronaves, e coincidência ou não, as duas eram do segundo lote.

Acho que a MB no momento não deve adquirir novas células, ela tem que pensar mais para o futuro, tentando adquirir um lote novo (com mais de 4 aeronaves), inclusive para substituir o Lynx do primeiro lote, que em 2008 vai completar 30 anos de operação na MB, e na minha opinião essa aeronave tem que ser substituído no máximo em 2012.

Ate mais.............................................................................................

Fox :wink:




Bandeira que é o nosso espelho!
Bandeira que é a nossa pista!
Que traz no topo vermelho,
O coração do Paulista!


Guilherme de Almeida
Avatar do usuário
Slip Junior
Sênior
Sênior
Mensagens: 3291
Registrado em: Seg Fev 17, 2003 6:00 pm
Agradeceram: 1 vez

#12 Mensagem por Slip Junior » Dom Set 14, 2003 9:17 pm

Bom, agora que o helicóptero foi içado do fundo do mar, alguém sabe se existe a possibilidade (ou se vai ser feita) a recuperação de tal célula?
Bom, eu acredito que seja possivel e que tal serviço será feito o mais rápido possível. Alguém discordo ou concorda ou tem alguma coisa mais a dizer sobre isso?

Abraços




Avatar do usuário
Fox
Sênior
Sênior
Mensagens: 1405
Registrado em: Qui Mai 01, 2003 11:44 pm
Localização: São Paulo

#13 Mensagem por Fox » Dom Set 14, 2003 9:46 pm

Blz Slip,

Bom, eu não sei qual e o estado do helicóptero, porem se a recuperação for possível, ela tem que ser feita.

Agora eu acho que o impacto contra a água foi forte, pois se não fosse o tripulante da aeronave que morreu, teria conseguido se salvar, e não teria afundado junto com o aparelho.

Ate mais..............................................................................................

Fox :wink:




Bandeira que é o nosso espelho!
Bandeira que é a nossa pista!
Que traz no topo vermelho,
O coração do Paulista!


Guilherme de Almeida
Avatar do usuário
VICTOR
Sênior
Sênior
Mensagens: 4238
Registrado em: Qua Fev 19, 2003 5:50 pm
Localização: Curitiba

#14 Mensagem por VICTOR » Dom Set 14, 2003 10:03 pm

Amigo Fox:
Agora eu acho que o impacto contra a água foi forte, pois se não fosse o tripulante da aeronave que morreu, teria conseguido se salvar, e não teria afundado junto com o aparelho.

Pensando do ponto de vista médico, a colisão contra a água não precisaria ser tão forte para o piloto morrer e ser encontrado preso às ferragens. Bastaria um impacto forte o suficiente para deixar o piloto desacordado, sem grandes danos à aeronave (isso é bem possível de acontecer), com o piloto falecendo por afogamento, e não pelo impacto.

É triste conjecturar sobre fatos tristes como este. Só nos resta torcer para que a aeronave possa ser reparada. :(




Carlos Eduardo

Podcast F1 Brasil
Responder