VLS!!!!!

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

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#46 Mensagem por Slip Junior » Sex Ago 29, 2003 2:46 pm

Bom, gostaria primeiro expressar meu lamento com relação as vidas perdidas no acidente ocorrido no CLA assim como pelo adiamento mais uma vez do êxito da MECB.
Um conhecido meu estava lá no momento em que ocorreu o acidente mas, felizmente, sobreviveu graças ao fato de um membro de sua equipe (da Unopar, responsável por um nanossatélite que seria lançado ligado ao satélite desenvolvido pelo INPE) de 5 pessoas ter ido de bermuda e, consequentemente, ter o acesso negado a plataforma onde ocorreu o acidente. Infelizmente, não consegui entrar em contato com ele para saber mais detalhes sobre o acidente.
Bom eu desacredito na possibilidade de sabotagem, no entanto, não a considero descartada. Por mais dificil que seja compreender a origem desse acidente, as possibilidades são inumeras, portanto, prefiro aguardar que novos fatos sejam apresentados antes de tirar qqer conclusão precipitada.

Abraços




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#47 Mensagem por Ronaldo » Sáb Ago 30, 2003 12:14 pm

Spetsnaz escreveu:Sabotagem... num eh possivel... os caras não são tão burros assim pra terem a capacidade de explodi o bagulho no chão... e laia viu.... :roll:



Ah ah ah, ESSA HIPOTESE NÃO deve ser descartada! Sei que pode parecer irreal, mas já pensaram nas famosas bombas eletromagnéticas? Quem é que me garante, dado a situação de serem 21 mortes de uma vez, de que um suposto agente infiltrado(risos) não ativasse por controle remoto um dispositivo que emitisse ondas eletromagnéticas e provocasse ativação forçada dos sitemas de ignição no primeiro estágio. Bem depois da criação da tecnologia STEALTH tudo é possivel.




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#48 Mensagem por Ronaldo » Sáb Ago 30, 2003 12:25 pm

Vinicius Pimenta escreveu:Suspeita no ar

Engana-se quem pensar que a operação em que se prepara o lançamento de mais um foguete do tipo VLS em Alcântara está limitada à movimentação de especialistas em parafernália tecnológica espacial. Em paralelo, e com igual intensidade, está em andamento uma outra operação, esta comandada pelo setor de inteligência do Programa Espacial Brasileiro e destinada a prevenir contra improváveis, mas não impossíveis, ações de sabotagem.

O foguete está pronto para ser lançado. Todos os testes que antecedem ao acionamento dos motores já foram feitos repetidas vezes e os resultados emitiram sinal verde para que a missão seja realizada. O VLS 1-VO3 poderia ter sido lançado tranqüilamente na terça-feira, mas o estado de alerta extremo com a segurança recomendou que a ativação dos motores só aconteça na próxima semana, em data ainda a ser definida.

O que está acontecendo, então? Ninguém no CL abre o jogo, mas circulam rumores de que a ordem para manter o foguete no chão foi disparada de Brasília, há alguns dias. Em seguida, desembarcou em Alcântara uma grande equipe ligada à área de inteligência, que imediatamente acionou todo um aparato de monitoração.

Há fortes suspeitas - não confirmadas, é claro - de que o fracasso do último lançamento poderia ter sido provocado por estranhas ondas de rádio, que os mais sofisticados equipamentos de monitoração do CLA não puderam identificar. Tais ondas teriam interferido nas comunicações, concorrendo para o descontrole do foguete já no ar.

Esse monitoramento explicaria os intensos vôos num grande raio em torno da Base de Alcântara, em busca das ondas desconhecidas. Além disso, unidades de caça estariam sendo mantidas em estado de ''alerta vermelho'' nas bases aéreas de Boa Vista (RO), Fortaleza (CE), Natal (RN) e até no poderoso Grupo de Defesa Aérea, sediado em Anápolis (GO).

Não há qualquer informação de que as operações de lançamento estariam sendo sabotadas. Mas os rumores dão conta de que essa hipótese está incluída na lista de possibilidades do serviço de inteligência.

Editorial publicado na edição de ontem, antes da explosão, no jornal O Estado do Maranhão, de propriedade do presidente do Senador, José Sarney


Apesar do tema ser difícil esse é só um detalhe que eu não poderia deixar passar despercebido: "poderoso Grupo de Defesa Aérea" é dose.... hehe


SE ISSO FOR VERDADE QUEM DIABO ENTÃO MANDOU OS TÉCNICOS PARA A PLATAFORMA DE LANÇAMENTO! ACHO QUE JA TA MAIS DO QUE NA HORA DE DAR UMA SACUDIDA NAQUELE COMANDO DA AERONAUTICA COMPOSTO AINDA POR ALGUNS VELHACOS CUJAS IDEIAS ARCAICAS REMONTAM A EPOCA DA SEGUNDA GUERRA MUNDIAL




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#49 Mensagem por Vinicius Pimenta » Sáb Ago 30, 2003 1:25 pm

Ronaldo escreveu:SE ISSO FOR VERDADE QUEM DIABO ENTÃO MANDOU OS TÉCNICOS PARA A PLATAFORMA DE LANÇAMENTO! ACHO QUE JA TA MAIS DO QUE NA HORA DE DAR UMA SACUDIDA NAQUELE COMANDO DA AERONAUTICA COMPOSTO AINDA POR ALGUNS VELHACOS CUJAS IDEIAS ARCAICAS REMONTAM A EPOCA DA SEGUNDA GUERRA MUNDIAL


Mas pensava-se que, no caso de uma sabotagem, essa seria depois do lançamento. Os técnicos trabalhavam inclusive para procurar possíveis erros e/ou sabatogens. Não pode-se culpar diretamente o COMAER.




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#50 Mensagem por Ronaldo » Sáb Ago 30, 2003 5:58 pm

LEO escreveu:Investimentos poderiam ter evitado acidente

A afirmação é do presidente da Agência Espacial Brasileira (AEB), Luiz Bevilacqua, para quem a decisão de tornar a tecnologia espacial e o investimento maciço na área como plano estratégico de governo significaria a compra de mais equipamentos, maior troca de informações tecnológicas e comerciais com o setor industrial e a capacitação de uma equipe ainda mais qualificada. O orçamento da AEB para este ano é de R$ 35 milhões e, de acordo com Bevilacqua, estudos técnicos dão conta de que seriam necessários R$ 102 milhões.



Parte da noticia de http://ultimosegundo.ig.com.br/useg/bra ... 52,00.html



Claro que investimentos poderiam ter evitado o acidente. Só que quem deveria ter investido dinheiro era o governo FHC. Governo este cujos casos de desvio de dinheiro(CPI do Banestado) e corrupção ainda deverão aparecer por algum tempo Resultados na area espacial demoram a aparecer. Parece que ninguem entende que só com continuidade no repasse de recursos é que se tem sucesso neste empreendimento. Este episódio é lamentável, mais um CAPITULO DA FAMOSA HERANÇA MAUDITA DE FHC citada por Lula, desta vez com final trágico. Se o governo FHC pudesse ser responsabilizado num tribunal hipotetico uma das muitas acusações(corrupção,desvio de dinheiro,traição a pátria....) deveria ser negligencia em investimento em ciencia e tecnologia.




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#51 Mensagem por LEO » Dom Ago 31, 2003 10:57 am

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R$ 4,3 milhoes em 2004??? [-( :-s




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#52 Mensagem por Vinicius Pimenta » Dom Ago 31, 2003 12:31 pm

Na verdade ano que vem serão 130 milhões de dólares segundo o Ministro Mantega. Os 4,3 que estão agora é só enquanto as investigações não terminam. Quando terminarem eles farão, segundo ele, essa alteração no orçamento.




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#53 Mensagem por LEO » Dom Ago 31, 2003 12:37 pm

São 130 milhoes para a Agencia Espacial Brasileira.
Mas, para o CTA, são apenas 4,3 milhoes. Podendo aumentar, se o governo se "sensibilizar" pelo acontecimento no CLA.




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#54 Mensagem por Vinicius Pimenta » Dom Ago 31, 2003 12:56 pm

São 130 milhões para o Programa Espacial Brasileiro, isso inclui a AEB e a parte do CTA responsável pelo programa, no caso o IAE. Outros projetos do CTA não estão incluidos.




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#55 Mensagem por LEO » Dom Ago 31, 2003 1:06 pm

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#56 Mensagem por Paisano » Dom Ago 31, 2003 8:02 pm

Olá Pessoal,

A notícia abaixo saiu no Correio Braziliense deste domingo:

============================================

TRAGÉDIA EM ALCÂNTARA
Cresce suspeita de sabotagem no VLS-1

--------------------------------------------------------------------------------

De público, a hipótese é praticamente descartada. Mas entre oficiais da Aeronáutica que investigam as causas do acidente com o Veículo Lançador de Satélites (VLS-1) na sexta-feira, dia 22, em Alcântara, no Maranhão, a sabotagem é considerada uma das causas mais prováveis do incêndio. No dia da tragédia que matou 21 especialistas do programa aeroespacial brasileiro, não estava programada nenhuma atividade de risco. Eles realizavam apenas ajustes finais de equipamentos e instalavam câmeras de vídeo para registrar o lançamento do VLS-1, previsto para ser feito três dias depois. Em São Luís, agentes inspecionaram hotéis e se surpreenderam com o grande número de estrangeiros, principalmente norte-americanos, hospedados na cidade na semana do acidente. Segundo a revista Istoé, que chegou às bancas neste final de semana, a Aeronáutica investiga pelo menos oito deles.

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#57 Mensagem por Ronaldo » Dom Ago 31, 2003 8:51 pm

Paisano escreveu:Olá Pessoal,

A notícia abaixo saiu no Correio Braziliense deste domingo:

============================================

TRAGÉDIA EM ALCÂNTARA
Cresce suspeita de sabotagem no VLS-1

--------------------------------------------------------------------------------

De público, a hipótese é praticamente descartada. Mas entre oficiais da Aeronáutica que investigam as causas do acidente com o Veículo Lançador de Satélites (VLS-1) na sexta-feira, dia 22, em Alcântara, no Maranhão, a sabotagem é considerada uma das causas mais prováveis do incêndio. No dia da tragédia que matou 21 especialistas do programa aeroespacial brasileiro, não estava programada nenhuma atividade de risco. Eles realizavam apenas ajustes finais de equipamentos e instalavam câmeras de vídeo para registrar o lançamento do VLS-1, previsto para ser feito três dias depois. Em São Luís, agentes inspecionaram hotéis e se surpreenderam com o grande número de estrangeiros, principalmente norte-americanos, hospedados na cidade na semana do acidente. Segundo a revista Istoé, que chegou às bancas neste final de semana, a Aeronáutica investiga pelo menos oito deles.

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Pois é, esperar que a aeronautica divulgue algo neste sentido é ingenuidade,basta ver as suspeitas em cima do SIVAM. Agora, se se descobrirem os responsáveis aí há a obrigação de se colocar na imprensa. Tem muita coisa que não faz sentido nesta estória. Uma delas, se havia gente importante na plataforma(engenheiros veteranos no projeto do VLS) por que se falou que eram apenas técnicos instalando câmeras? Outra coisa, se comentou aqui no fórum que haviam caças da FAB fazendo sobrevoos, alguma coisa estranha havia. E depois se for verdade essa estoria de americanos estarem em alcântara ai o caldo engrossa de vez. Pois se se descobrir envolvimento de algum deles já estará caracterizada a INCOMPETENCIA dos serviços de inteligência da aeronautica, por que não seriam capazes de prever movimentos desta natureza.




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#58 Mensagem por Vinicius Pimenta » Dom Ago 31, 2003 9:20 pm

César, a Aeronáutica não pode nem deve divulgar nada nesse sentido pois isso só iria atrapalhar as investigações. Todas as base aéreas estavam em alerta máximo e praticamente na mesma hora do acidente havia alguns Tucanos sobrevoando o local em busca de interferências eletromagnéticas. Até um (ou mais) R-99A e/ou B (não sei quantos) foi(foram) deslocado(s) para a região.

O VLS era para ter sido lançado em abril mas os indícios de sabotagem eram muito fortes na época e achou-se melhor adiar o lançamento e fazer uma completa revisão no foguete. Os técnicos que lá trabalhavam faziam vários serviços, uns relacionados ao foguete e outros, mais precisamente 2 técnicos, trabalhavam na instalação das câmeras.

Não há como impedir que americanos aparentemente normais se hospedem em hotéis de São Luiz, o tráfego de americanos em todo Brasil é enorme, nada impede que para despistar o suposto ou supostos sabotadores possam ter passado algum tempo em outras cidades como Rio de Janeiro, Recife, Fortaleza, etc, para caracterizá-los ainda mais como simples turistas. Ainda mais se fore agentes da CIA, pois não há como questionar a capacidade deles para fazer esse tipo de coisa. Por isso eu não caracterizaria o serviço de inteligência brasileiro como incompetente, apenas é mais um setor que carece de investimentos, treinamentos e etc para se consolidar mais. É impossível e injusta uma comparação com a CIA.




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#59 Mensagem por MAURICIO_SUKHOI » Seg Set 01, 2003 9:44 am

Pessoal, essa noticia é do Terra:
http://noticias.terra.com.br/ciencia/in ... 01,00.html

Segunda, 1 de setembro de 2003, 08h17
Aeronáutica investiga sabotagem em Alcântara

Os oficiais da Aeronáutica que investigam as causas da explosão do Veículo Lançador de Satélites (VLS-1), na Base de Alcântara, no Maranhão, estudam a possibilidade de sabotagem como uma das causas mais prováveis do incêndio ocorrido no último dia 22. Nenhuma atividade de risco estava programada na data da tragédia. Onze engenheiros e dez técnicos morreram na explosão.
Em São Luís, agentes inspecionaram hotéis e se surpreenderam com o grande número de estrangeiros, principalmente norte-americanos, hospedados na cidade na semana do acidente. De acordo com a revista Istoé, pelo menos oito deles estão sendo investigados.

Conforme a revista, a tragédia de Alcântara está entre os maiores acidentes do mundo em perdas humanas, quando se compara com outros desastres ocorridos nos projetos espaciais de todo o planeta. Nos últimos seis anos, essa foi a terceira tentativa fracassada de mandar ao espaço o VLS.

Nas duas primeiras, em 1997 e 1999, os foguetes saíram do chão, mas foram destruídos em pleno vôo, por falhas de propulsão. Dessa vez, o incêndio ocorreu no interior da plataforma, três dias antes da data programada para o lançamento. Em tese, não havia naquele instante nenhuma atividade de risco. As equipes faziam ajustes finais de equipamentos e instalavam câmeras de vídeo para registrar o lançamento.

O desafio agora é descobrir por que um dos quatro propulsores começou a funcionar sem que houvesse qualquer ação para isso. Oficialmente, a hipótese de sabotagem é considerada remota. Na prática, porém, entre oficiais da Aeronáutica, é uma das mais prováveis causas do incêndio.

De acordo com a IstoÉ, na semana da tragédia, todos os equipamentos do VLS foram testados e vistoriados. Tudo estava em ordem. O problema é que, depois da fornalha, sobrou pouco para ser periciado. Por isso, a orientação é conduzir as apurações de fora para dentro do VLS.




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#60 Mensagem por Slip Junior » Qua Set 24, 2003 11:32 am

23/09/2003 - 17h10
Descarga elétrica causou acidente com VLS-1, diz CTA
ELIANE MENDONÇA
da Folha de S.Paulo, em São José dos Campos

Uma descarga de corrente elétrica acionou o motor A e causou o acidente com o foguete VLS-1, que se incendiou na base de Alcântara (MA) no dia 22 de agosto, deixando 21 mortos.

Esse é o primeiro parecer das investigações sobre o desastre, revelado hoje pelo diretor do CTA (Centro Técnico Aeroespacial), o brigadeiro-do-ar Tiago Ribeiro da Silva, em São José dos Campos.

No entanto, segundo Silva, ainda não foi descoberto de onde teria vindo essa corrente elétrica. "Da linha de fogo [local onde se daria o acionamento do VLS, com uma descarga elétrica de 1,2 amperes] não saiu. O que constatamos, pela análise dos destroços, é que o fogo não começou de fora. A hipótese mais provável é que tenha vindo de dentro, mas ainda não sabemos como e é nisso que se concentrará agora a investigação."

Prazo prorrogado

Segundo ele, os seis russos que vieram auxiliar nas investigações chegaram à mesma conclusão, mas elogiaram o projeto. "Eles [os russos] disseram que o projeto não deve ser modificado, pois está no caminho certo. O que eles sugeriram é a implantação de um novo sistema de segurança. Na verdade, não poderíamos imaginar que um acidente com essas proporções poderia acontecer", disse.

O prazo para as investigações foi prorrogado por mais 30 dias. No entanto, o CTA não descarta a hipótese de uma nova prorrogação. "Os russos chegaram a nos dizer que já levaram seis meses para concluir uma investigação desse porte", disse.

A hipótese de sabotagem, segundo ele, está totalmente descartada. "Como já concluímos que a corrente elétrica não foi de uma fonte externa, então o que ocorreu foi algum problema durante o trabalho das equipes. Tudo leva a crer nisso", disse.

Abraços




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