Balena escreveu:Prezados debatedores,
A respeito das gravações postadas pelo ZeRo4, realmente elas não me assustam e também não me impressionam, pois são fruto de uma imprensa sensacionalista que explora fatos isolados. Caso queiram discutir sobre bandido e polícia sugiro que criem um tópico em Assuntos Gerais com o título: "Bandido x Polícia"; porque este assunto não pertence a área militar, seja ela naval, terrestre ou aérea.
Esse negócio de cadência teórica realmente não é muito importante pra fuzil de assalto. Não sei se o Marechal do Ar quis valorizar a importância da cadência teórica em combate, acredito que ele queria frizar as capacidades técnicas do fuzil MD97L apenas.
A respeito da RPK esta esta para o FAP, assim como a PKM está para a MAG; em termos de emprego estritamente.
A respeito do calibre 6.8 mm, eu realmente não conheço, mas se ele for bom acho que deverá ser empregado em armamentos desenvolvidos e produzidos "made in Brasil".
Continuo sendo da opinião que calibres pesados não são bons para o emprego policial, pois as polícias combatem em um ambiente onde devem fazer o máximo para preservar a vida de civis. Na minha opinião o 5,56 é um bom calibre para fuzis de assalto de emprego policial, mas podem e devem ser apoiados por 7,62x51 de caçadores (vulgos "snipers"). A atividade policial diferentemente da atividade militar visa preservar vidas, mas é claro que em algumas situações selecionadas pode haver necessidade do emprego da Metralhadora de Apoio, devendo-se é claro dar preferência ao calibre 5,56.
Também continuo que, por razões operacionais, tropas de assaltos como Fuzileiros Navais, Paraquedistas e Aeromóveis devem empregar fuzis de assalto compactos com calibre menor (sugiro o 5,56). Por razões óbvias as tropas de assalto necessitam de leveza e agilidade, uma vez que, destinam-se a tomada rápida do terreno antes que ocorra a deterioração operacional que se dá à partir das primeiras 72 horas sem apoio.
Também sou um entusiasta de equipamentos russos (ou soviéticos), mas em termos de armas leves; prefiro os Alemães, Austríacos, Belgas, Tchecos e Suiços como referência. É uma questão de opinião. Acredito indústria bélica russa tem seu lugar de destaque no setor de armas leves, mas creio que possamos dar uma resposta a altura com o MD97L e outros armamentos leves nacionais.
Não podemos nos esquecer de armas como as Submetralhadoras (metralhadoras de mão na definição do EB) das entre as quais eu destaco as alemãs HK MP5 e MPK assim como suas variantes, que são consideradas as melhores submetralhadoras empregadas mundialmente pelos mais conceituados Grupos Táticos Policiais e Tropas Especiais Militares. O ambiente policial é, na maioria das vezes, um ambiente urbano, onde as subs tem seu lugar garantido como protagonistas. Vide como a guerrilha finlandesa derrotou a URSS empregando táticas de guerrilha urbana com suas Suomis. Depois dessa desastrosa invasão, os soviéticos a copiaram as Suomis, e; aí surgiu a PPSh-41, uma "pistola metralhadora calibre 7,62x25 mm. Mas para discutir "subs" e seu emprego deveríamos criar um outro tópico pois este aqui já está fugindo do seu objetivo.
Poderíamos criar um tópico sobre armamento policial, no qual eu sugeriria inclusive alguns armamentos um tanto quanto "pesados", mas que possuem indicações precisas como é o lança chamas. Que na verdade é uma excelente arma pra "desentocar" bandido entrincheirado.
Também poderíamos “importar” uns caras do Hezbollah e colocá-los para confrontar os marginais. Brincadeira. Mas diferentemente dos últimos eles representam uma força forte tática e tecnicamente, além de contarem com pesada motivação ideológica e religiosa. Nesse ponto considero o desafio de Israel mais difícil que o nosso, eu diria impossível. Ainda bem que Deus deixou pra nós (Brasil) apenas algumas bestas humanas cuja estupidez e coragem se resumem a uma condição de vantagem temporária e relativa obtida em situações onde as forças de segurança não estão de prontidão.
Mas vamos criar outro tópico.
Não postei as gravações para "assustar" ninguém. Postei pq teve uma galera dizendo que a PMERJ faz e acontece e isso não é bem verdade.
"A respeito do calibre 6.8 mm, eu realmente não conheço, mas se ele for bom acho que deverá ser empregado em armamentos desenvolvidos e produzidos "made in Brasil".
Agora você bateu na tecla que eu venho falando a uma 3 páginas atrás! SE. Se o 6.8mm for bom, e SE não for? assim como o 5,56. Não que o 5,56 não seja bom, mais está mais do que provado de que no sentido de guerra convencional ele não é tão eficiente como o 7,62 Russo e o 7,62 Otan. Apesar de ter suas vantagens acredito que no caso de guerra convencional em si, ele apresenta mais desvantagens do que vantagens.