Mariana Toledo escreveu:OK, mas na prática como seria usado um barco voador desses ??? Pelo jeito não tem muita capacidade de armamento.
Mariana,isso aparentimente é um Ekranoplano,que é hidroavião,que desliza sobre a água.Como eu ñ sei explicar muito bem leia esse texto abaixo.VALEU
Vôo Rasante
Existe algo de novo sobre as ondas. São os barcos voadores, que têm asas como um avião mas voam poucos metros acima das ondas. Não se tratam de hidroaviões e muito menos de hovercrafts, que se locomovem sobre a superfície sentados em colchões de ar. Os barcos voadores, ou Wigs (do inglês wing in ground effect, asa em efeito solo), exploram um princípio da aerodinâmica chamado efeito solo. Quando um avião acelera em vôo rasante muito próximo a uma superfície lisa, como a de um lago, o ar que passa sob suas asas cria um colchão de gases que dá maior sustentação à aeronave. Assim, ela gasta menos combustível para permanecer em vôo e, por tabela, tem maior autonomia.
Os primeiros barcos voadores eram os "ekranoplanos", projetados pela União Soviética nos anos 60. Foi construída uma dezena de modelos, a maioria para transporte de tropas. O maior de todos, o KM (iniciais em russo para navio protótipo), entrou em operação em 1965 e tinha 106 metros do nariz à cauda, 40 metros de largura e peso de 540 toneladas. Em termos de comparação, era 50% maior que os 70 metros de um Jumbo 747. A velocidade do barco voador russo, que afundou em 1980, em acidente ocorrido por falha do piloto, era de 500 km/h. Quando um satélite espião americano fotografou a nave, os militares do Pentágono a apelidaram de "monstro do mar Cáspio", mar interior da Rússia onde era testado.
Com o fim da URSS, em 1990, fotos dos ekranoplanos foram divulgadas ao público e a tecnologia interessou algumas empresas ocidentais, que visualizaram aí um novo mercado. A australiana Rada Corporation exibiu em junho numa feira naval em Melbourne seu protótipo Rada Craft G-35. Equipado com duas turbinas, o G-35 decola com duas pessoas em uma "pista" de 50 metros de água e voa a 125 km/h a dez metros da superfície. O modelo é voltado aos aviadores civis, para passeios de fim de semana. Mas a empresa já projeta uma versão para oito pessoas e velocidade de 180 km/h. Quer interessar o governo da Austrália a equipar a guarda costeira com barcos voadores para patrulhar com rapidez seus 34 mil quilômetros de litoral (cinco vezes maior que o brasileiro).
Outra firma australiana nesta briga é a Sea Wing. Seu modelo tem duas turbinas a diesel, pesa duas toneladas e conduz quatro pessoas a cinco metros de altura a 215 km/h. Há projetos de versões de até 42 passageiros. Substituiriam lanchas voadoras e ferry boats em travessias como a da Baía da Guanabara. A terceira empresa no páreo é a americana Flarecraft. Seu modelo L-325 transporta cinco pessoas três metros acima das ondas. É equipado com uma turbina de 250 cavalos. Custa US$ 150 mil. A empresa promete para breve uma versão para 12 passageiros.
PETER MOON
EKRANOPLANO
Os primeiros Ekranoplanos, foram projetados pela União Soviética, nos anos 60. O maior deles, o KM (foto ao lado), entrou em operação em 1965. Com 106 metros de comprimento, 40 de largura e pesando 540 toneladas, era capaz de transportar 400 soldados a 500 km/h, com alcance de 3000 quilômetros.
