Parceria EADS-EMBRAER

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
Pedro Gilberto
Sênior
Sênior
Mensagens: 1366
Registrado em: Ter Nov 01, 2005 6:19 pm
Localização: Salvador / BA
Agradeceram: 17 vezes

Parceria EADS-EMBRAER

#1 Mensagem por Pedro Gilberto » Seg Ago 21, 2006 9:52 am

A Istoé Dinheiro dessa semana traz uma reportagem sobre uma futura parceria da EADS com EMBRAER e que está se tornará cada vez mais profunda. Segundo a revista:

:arrow: a EADS teria sido a vencedora técnica do CT-X;
:arrow: A Embraer foi credenciada para desenvolver o sistema elétrico do A350 XWB;
:arrow: O helicoptero Dauphin (e sua versão militar Panther) serão montados no Brasil pela EMBRAER com índice de nacionalização de ~60%. Primeiramento será fabricado a estrutura e a médio prazo a meta é nacionalizar o sistema de transmissão. O Brasil será a base de produção mundial do equipamento;
:arrow: A revista dá a entender que pela idade do projeto A320 (20 anos de existência) poderia haver uma parceira da Airbus com a EMBRAER para remodelar a próxima geração dessa família.

Mencionei o fato da licitação no tópico da CT-X
http://www.defesabrasil.com/forum/viewtopic.php?t=5947&postdays=0&postorder=asc&start=120

Será que essa parceira vai adiante, ou é só mais um factóide?? Só algumas considerações:

1) acho que o fato da EMBRAER se credenciar pra fornecer o sistema elétrico do A350XWB não quer dizer q ela foi a escolhida para o mesmo, ou estou enganado?

2) Interessante o fato do Brasil se tornar a base de produção mundial do Dauphin, mas será que pra EADS não era melhor fz isso com a Helibrás já que ela detém 45% da empresa? Ou será que vamos ter novas fusões a frente? Já to vendo até escrito nas propagandas: Helibrás, uma empresa do grupo EMBRAER......... :D

3) Além disso essa jogada com o Dauphin/Panther se posiciona melhor para a renovação da frota de UH-1 da FAB e dos Panther da EB. O q eh mais interessante então pras duas forças, continuar indo com o BH ou com um Panther nacionalizado ?

4) Sobre a família do A320 é mera especulação pois o q a revista diz é que a Airbus precisará remodelá-los pela idade do projeto e que a EMBRAER pela experiência do E-170/190 e com custos menores de mão-de-obra pode ter uma boa oportunidade em participar disso, mas será q vale a pena? Pois se ela entrar nessa barca automaticamente ela se exclui se lançar um modelo nesta categoria de jatos.

E se isso tudo vier a acontecer, será q podemos ter surpresas no FX-2 ?? [037][037][037]

[]´s




"O homem erra quando se convence de ver as coisas como não são. O maior erro ainda é quando se persuade de que não as viu, tendo de fato visto." Alexandre Dumas
Avatar do usuário
Luís Henrique
Sênior
Sênior
Mensagens: 8391
Registrado em: Sex Mai 07, 2004 12:25 pm
Agradeceram: 184 vezes

#2 Mensagem por Luís Henrique » Seg Ago 21, 2006 10:40 am

EFA eu acho que não, mas de repente um Mako vem por ai. :wink:




WalterGaudério
Sênior
Sênior
Mensagens: 13539
Registrado em: Sáb Jun 18, 2005 10:26 pm
Agradeceram: 201 vezes

Re: Parceria EADS-EMBRAER

#3 Mensagem por WalterGaudério » Seg Ago 21, 2006 10:57 am

Pedro Gilberto escreveu:A Istoé Dinheiro dessa semana traz uma reportagem sobre uma futura parceria da EADS com EMBRAER e que está se tornará cada vez mais profunda. Segundo a revista:


Parabéns por ter postado a notícia. Extremamente oportuna.

3) Além disso essa jogada com o Dauphin/Panther se posiciona melhor para a renovação da frota de UH-1 da FAB e dos Panther da EB. O q eh mais interessante então pras duas forças, continuar indo com o BH ou com um Panther nacionalizado ?


Nunca ouvi nenhuma manifestação da FAB sobre a adoção de helicópteros da classe do Phanter. Mas salvo um engano muito grande, o BH não é da mesma categoria do Phanter

4) Sobre a família do A320 é mera especulação pois o q a revista diz é que a Airbus precisará remodelá-los pela idade do projeto e que a EMBRAER pela experiência do E-170/190 e com custos menores de mão-de-obra pode ter uma boa oportunidade em participar disso, mas será q vale a pena? Pois se ela entrar nessa barca automaticamente ela se exclui se lançar um modelo nesta categoria de jatos.


Pelas declarações do M. Botelho, a EMBRAER não tem nenhuma intenção de disputar com as "2 grandes" até porque não tem "punch" financeiro p/ tal.

E se isso tudo vier a acontecer, será q podemos ter surpresas no FX-2 ?? [037][037][037]


Walter




Só há 2 tipos de navios: os submarinos e os alvos...

Armam-se homens com as melhores armas.
Armam-se Submarinos com os melhores homens.


Os sábios PENSAM
Os Inteligentes COPIAM
Os Idiotas PLANTAM e os
Os Imbecis FINANCIAM...
Avatar do usuário
Slip Junior
Sênior
Sênior
Mensagens: 3291
Registrado em: Seg Fev 17, 2003 6:00 pm
Agradeceram: 1 vez

#4 Mensagem por Slip Junior » Seg Ago 21, 2006 11:24 am

O negócio entre a Embraer e a Airbus pode estar muito mais adiantado do que se imagina. Digo isso porque tenho alguns amigos entrando que estão iniciando o PEE (Programa de Especialização em Engenharia) e no meio desse ano foi anunciada a formação de uma nova turma. Uma vez que nesse momento não existe nenhum grande projeto em análise (pelo menos, oficialmente) na empresa que justificassem o aumento no número de engenheiros, essa notícia de parceria com a EADS traz uma boa explicação para esse fato.

Tenho que confessar que me parece muito estranha a parte referente a construção do AS-365 Dalphin uma vez que o sucessor/desenvolvimento desse helicóptero (o EC-155) já faz parte do port-fólio da Helibrás. Bom, vamos aguardar para ver que coelho sai desse mato...

Abraços




Avatar do usuário
Bolovo
Sênior
Sênior
Mensagens: 28560
Registrado em: Ter Jul 12, 2005 11:31 pm
Agradeceram: 442 vezes

#5 Mensagem por Bolovo » Seg Ago 21, 2006 11:26 am

Gostei dessa da Airbus se juntar com a Embraer...




"Eu detestaria estar no lugar de quem me venceu."
Darcy Ribeiro (1922 - 1997)
Avatar do usuário
Pedro Gilberto
Sênior
Sênior
Mensagens: 1366
Registrado em: Ter Nov 01, 2005 6:19 pm
Localização: Salvador / BA
Agradeceram: 17 vezes

#6 Mensagem por Pedro Gilberto » Seg Ago 21, 2006 2:02 pm

cicloneprojekt escreveu:
Pedro Gilberto escreveu:A Istoé Dinheiro dessa semana traz uma reportagem sobre uma futura parceria da EADS com EMBRAER e que está se tornará cada vez mais profunda. Segundo a revista:



Parabéns por ter postado a notícia. Extremamente oportuna.


Obrigado Walter, vi q a matéria completa já foi publicada no defesanet. Olhem para ter maiores detalhes.

http://www.defesanet.com.br/eads/eads_br.htm

cicloneprojekt escreveu:Nunca ouvi nenhuma manifestação da FAB sobre a adoção de helicópteros da classe do Phanter. Mas salvo um engano muito grande, o BH não é da mesma categoria do Phanter


Sei q os 2 não são da mesma categoria portanto nem concorrentes diretos, mas o q tinha em mente era que decorrente da fabricação local do Panther viria uma redução de preço. A reportagem fala em preço básico de US$ 7 milhões hoje. Caso fosse reduzido poderia ser q custasse 50-60% de um Blackhawk com configuração semelhante. Então vem o velho dilema de quantidade x qualidade: Melhor ter uma frota menor de BH com redução dos esquadrões existentes ou comprar Panthers e equipar todos os esquadrões?

Pelas declarações do M. Botelho, a EMBRAER não tem nenhuma intenção de disputar com as "2 grandes" até porque não tem "punch" financeiro p/ tal.


Sozinha sem o subsidio governamental ou com alguma empresa d maior porte a EMBRAER não deve entrar nesta briga d cachorro grande. Minha visão pessoal foi q ela perdeu uma boa oportunidade no FX ao insistir na parceria com os franceses e nem avaliar o q poderia ganhar com os russos. Imagine q se o Sukhoi saisse vencedor poderiamos propor a ela que o RRJ fosse uma versão "russolizada" da plataforma E-170/190 com motores e avionicos produzidos por compainhas russas para fornecer as compainhas aereas da CEI e de sua área de influência.

Quem sabe, mais a frente, criar uma joint-venture para projetar uma familia de aeronaves russo-brasileiras nesta categoria A320/B737. Se conseguisse juntar o expertise russo em engenharia aeronáutica e o expertise da EMBRAER em engenharia de projeto e suporte além dos custos menores de produção em ambos os países poderíamos ter uma aeronave viável e bem competitiva nesta faixa.

Foi realmente um vacilo q a EMBRAER deu. Hoje o q vemos é q até os franceses colabaram com o desenvolvimento RRJ criando um concorrente na categoria do E-170/190.


Slip Junior escreveu:O negócio entre a Embraer e a Airbus pode estar muito mais adiantado do que se imagina. Digo isso porque tenho alguns amigos entrando que estão iniciando o PEE (Programa de Especialização em Engenharia) e no meio desse ano foi anunciada a formação de uma nova turma. Uma vez que nesse momento não existe nenhum grande projeto em análise (pelo menos, oficialmente) na empresa que justificassem o aumento no número de engenheiros, essa notícia de parceria com a EADS traz uma boa explicação para esse fato.


Slip, tem maiores informações sobre isso na net? Realmente é muita coincidências essas 2 coisas estarem acontecendo.

Slip Junior escreveu:Tenho que confessar que me parece muito estranha a parte referente a construção do AS-365 Dalphin uma vez que o sucessor/desenvolvimento desse helicóptero (o EC-155) já faz parte do port-fólio da Helibrás. Bom, vamos aguardar para ver que coelho sai desse mato...


Acho que tlz a EADS queira baratear a plataforma do AS-365 ao fabricá-la aqui sem precisar agregar muitos avanços de engenharia deixando estes para o EC-155 tornando-o top de linha nesta categoria. Mas vms ver o q esta por vir... :wink:

[]´s




"O homem erra quando se convence de ver as coisas como não são. O maior erro ainda é quando se persuade de que não as viu, tendo de fato visto." Alexandre Dumas
Avatar do usuário
FinkenHeinle
Sênior
Sênior
Mensagens: 11930
Registrado em: Qua Jan 28, 2004 4:07 am
Localização: Criciúma/SC
Agradeceram: 19 vezes
Contato:

#7 Mensagem por FinkenHeinle » Seg Ago 21, 2006 2:52 pm

Slip Junior escreveu:Tenho que confessar que me parece muito estranha a parte referente a construção do AS-365 Dalphin uma vez que o sucessor/desenvolvimento desse helicóptero (o EC-155) já faz parte do port-fólio da Helibrás. Bom, vamos aguardar para ver que coelho sai desse mato...

Também achei estranha essa questão.

Talvez, se a parceria EADS/Embraer estiver realmente avançada, a EADS pense em fazer uma parceria Tripartite EADS/Embraer/Helibrás, visto que a Helibrás é uma controlada da EADS?!

Comentários?!




Atte.
André R. Finken Heinle

"If the battle for civilization comes down to the wimps versus the barbarians, the barbarians are going to win."
Thomas Sowell
Avatar do usuário
Slip Junior
Sênior
Sênior
Mensagens: 3291
Registrado em: Seg Fev 17, 2003 6:00 pm
Agradeceram: 1 vez

#8 Mensagem por Slip Junior » Seg Ago 21, 2006 3:24 pm

Pedro Gilberto escreveu:Slip, tem maiores informações sobre isso na net? Realmente é muita coincidências essas 2 coisas estarem acontecendo.

Não que eu conheça. O que sei é que os planos eram originalmente de duas turmas (40 alunos em cada, senão me engano) sendo que uma foi iniciada no primeiro semestre e outra agora no final de junho / início de agosto. Depois resolveram criar uma terceira turma cujas aulas serão iniciadas em meados de setembro.

Abraços




Arthur
Sênior
Sênior
Mensagens: 887
Registrado em: Seg Fev 21, 2005 9:34 am

#9 Mensagem por Arthur » Seg Ago 21, 2006 3:37 pm

Sei q os 2 não são da mesma categoria portanto nem concorrentes diretos, mas o q tinha em mente era que decorrente da fabricação local do Panther viria uma redução de preço. A reportagem fala em preço básico de US$ 7 milhões hoje. Caso fosse reduzido poderia ser q custasse 50-60% de um Blackhawk com configuração semelhante. Então vem o velho dilema de quantidade x qualidade: Melhor ter uma frota menor de BH com redução dos esquadrões existentes ou comprar Panthers e equipar todos os esquadrões?


Na minha opinião a FAB precisa sim é redefinir o papel de seus helicópteros. Com a criação da AVEx o papel da FAB no transporte de soldados caiu muito. Sobram a FAB tarefas C-SAR/SAR e algumas tarefas de transporte bem específicas. Sinceramente, creio que para isso não são necessários mais do que uns 20-25 helicópteros modernos, possivelmente da classe 9t, i.e., mais pesados que os Panther.

Abs

Arthur




Avatar do usuário
Luís Henrique
Sênior
Sênior
Mensagens: 8391
Registrado em: Sex Mai 07, 2004 12:25 pm
Agradeceram: 184 vezes

#10 Mensagem por Luís Henrique » Ter Ago 22, 2006 10:21 am

Nunca ouvi nenhuma manifestação da FAB sobre a adoção de helicópteros da classe do Phanter. Mas salvo um engano muito grande, o BH não é da mesma categoria do Phanter


Me parece que o Phanter levam 14 pessoas e os BH levam 30 pessoas.

Mas a minha pergunta é: Esse Phanter seria útil para o EB, FAB e MB???

Seria útil como helicoptero embarcado?

De repente, poderiamos substituir a maior parte dos helicopteros das 3 forças por um único helicoptero padrão e produzido aqui. Ele serviria? Ou qual seria o mais indicado?




Avatar do usuário
Bolovo
Sênior
Sênior
Mensagens: 28560
Registrado em: Ter Jul 12, 2005 11:31 pm
Agradeceram: 442 vezes

#11 Mensagem por Bolovo » Ter Ago 22, 2006 11:03 am

Luís Henrique escreveu:
Nunca ouvi nenhuma manifestação da FAB sobre a adoção de helicópteros da classe do Phanter. Mas salvo um engano muito grande, o BH não é da mesma categoria do Phanter


Me parece que o Phanter levam 14 pessoas e os BH levam 30 pessoas.

Mas a minha pergunta é: Esse Phanter seria útil para o EB, FAB e MB???

Seria útil como helicoptero embarcado?

De repente, poderiamos substituir a maior parte dos helicopteros das 3 forças por um único helicoptero padrão e produzido aqui. Ele serviria? Ou qual seria o mais indicado?

BH é outro nivel... mais pesado.

O Phanter leva 9 soldados completamente armados e o BH leva 13.




"Eu detestaria estar no lugar de quem me venceu."
Darcy Ribeiro (1922 - 1997)
WalterGaudério
Sênior
Sênior
Mensagens: 13539
Registrado em: Sáb Jun 18, 2005 10:26 pm
Agradeceram: 201 vezes

#12 Mensagem por WalterGaudério » Qua Ago 23, 2006 11:38 am

Luís Henrique escreveu:
Nunca ouvi nenhuma manifestação da FAB sobre a adoção de helicópteros da classe do Phanter. Mas salvo um engano muito grande, o BH não é da mesma categoria do Phanter


Me parece que o Phanter levam 14 pessoas e os BH levam 30 pessoas.

Mas a minha pergunta é: Esse Phanter seria útil para o EB, FAB e MB???

Seria útil como helicoptero embarcado?

De repente, poderiamos substituir a maior parte dos helicopteros das 3 forças por um único helicoptero padrão e produzido aqui. Ele serviria? Ou qual seria o mais indicado?


Acho que deveríamos considerar seriamente a adoção dos Agusta-Westland -A109LUH que está sendo recebido(e já está operacional) nas SANDF-South Africa National Defence Force, na Força aérea e tb na marinha. Já existe, me parece, uma versão navalizada que está em operação com a aduana italiana e com a US Coast Guard

Penso que o MD deveria se interessar em fazer ao menos uma avaliação, pois seria uma boa(em minha opnião) opção para as 3 forças
inclusive o EB. Na Africa do Sul fatalmente os A-109LUH serão equipados p/ disparar o Mokopa ATM.

Tb poderia disparar o Sea Skua(mas ainda não foi qualificado para tal)

Walter




Só há 2 tipos de navios: os submarinos e os alvos...

Armam-se homens com as melhores armas.
Armam-se Submarinos com os melhores homens.


Os sábios PENSAM
Os Inteligentes COPIAM
Os Idiotas PLANTAM e os
Os Imbecis FINANCIAM...
Avatar do usuário
FinkenHeinle
Sênior
Sênior
Mensagens: 11930
Registrado em: Qua Jan 28, 2004 4:07 am
Localização: Criciúma/SC
Agradeceram: 19 vezes
Contato:

#13 Mensagem por FinkenHeinle » Qua Ago 23, 2006 2:50 pm

cicloneprojekt escreveu:Acho que deveríamos considerar seriamente a adoção dos Agusta-Westland -A109LUH que está sendo recebido(e já está operacional) nas SANDF-South Africa National Defence Force, na Força aérea e tb na marinha. Já existe, me parece, uma versão navalizada que está em operação com a aduana italiana e com a US Coast Guard

Penso que o MD deveria se interessar em fazer ao menos uma avaliação, pois seria uma boa(em minha opnião) opção para as 3 forças
inclusive o EB. Na Africa do Sul fatalmente os A-109LUH serão equipados p/ disparar o Mokopa ATM.

Tb poderia disparar o Sea Skua(mas ainda não foi qualificado para tal)

Walter

Considerando-se a parceria da EADS, acho mais interessante uma aeronave da Eurocopter!




Atte.
André R. Finken Heinle

"If the battle for civilization comes down to the wimps versus the barbarians, the barbarians are going to win."
Thomas Sowell
WalterGaudério
Sênior
Sênior
Mensagens: 13539
Registrado em: Sáb Jun 18, 2005 10:26 pm
Agradeceram: 201 vezes

#14 Mensagem por WalterGaudério » Qua Ago 23, 2006 3:32 pm

FinkenHeinle escreveu:
cicloneprojekt escreveu:Acho que deveríamos considerar seriamente a adoção dos Agusta-Westland -A109LUH que está sendo recebido(e já está operacional) nas SANDF-South Africa National Defence Force, na Força aérea e tb na marinha. Já existe, me parece, uma versão navalizada que está em operação com a aduana italiana e com a US Coast Guard

Penso que o MD deveria se interessar em fazer ao menos uma avaliação, pois seria uma boa(em minha opnião) opção para as 3 forças
inclusive o EB. Na Africa do Sul fatalmente os A-109LUH serão equipados p/ disparar o Mokopa ATM.

Tb poderia disparar o Sea Skua(mas ainda não foi qualificado para tal)

Positivo

Walter

Considerando-se a parceria da EADS, acho mais interessante uma aeronave da Eurocopter!


Positivo Finken

Mas como quase tudo na Europa de hoje, a EADS JÁ tem uma pequena participação na Agusta-Westland...

Walter




Só há 2 tipos de navios: os submarinos e os alvos...

Armam-se homens com as melhores armas.
Armam-se Submarinos com os melhores homens.


Os sábios PENSAM
Os Inteligentes COPIAM
Os Idiotas PLANTAM e os
Os Imbecis FINANCIAM...
Avatar do usuário
FinkenHeinle
Sênior
Sênior
Mensagens: 11930
Registrado em: Qua Jan 28, 2004 4:07 am
Localização: Criciúma/SC
Agradeceram: 19 vezes
Contato:

#15 Mensagem por FinkenHeinle » Qua Ago 23, 2006 3:43 pm

cicloneprojekt escreveu: Positivo Finken

Mas como quase tudo na Europa de hoje, a EADS JÁ tem uma pequena participação na Agusta-Westland...

Walter

Mesmo assim, Walter, acho que seria mais interessante uma aeronave da Eurocopter. O EC-635 acho que seria a melhor opção.




Atte.
André R. Finken Heinle

"If the battle for civilization comes down to the wimps versus the barbarians, the barbarians are going to win."
Thomas Sowell
Responder