Brasileira é barrada na Espanha

Área para discussão de Assuntos Gerais e off-topics.

Moderador: Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
joaozinho
Sênior
Sênior
Mensagens: 1047
Registrado em: Ter Abr 11, 2006 10:09 pm
Localização: São João Del Rei (MG)
Agradeceram: 9 vezes
Contato:

Brasileira é barrada na Espanha

#1 Mensagem por joaozinho » Qua Fev 20, 2008 7:28 pm

'Nunca tinha me sentido tão humilhada', diz estudante barrada na Europa
Patrícia Magalhães, de 23 anos, deveria participar de um congresso de Física.
Ela diz que ficou três dias presa no aeroporto de Madri e fala em preconceito.
CAROLINA ISKANDARIAN

Às vésperas de completar 24 anos, na próxima quinta-feira (21), a estudante Patrícia Camargo Magalhães quer esquecer os últimos dias de sua vida. Ela conta que passou três dias presa na Espanha, foi "devolvida" ao governo brasileiro e perdeu a chance de apresentar seu trabalho em um congresso internacional de Física. Segundo ela, as autoridades espanholas não aceitaram a documentação apresentada e não acreditaram que ela é uma pesquisadora.

"Nunca tinha me sentido tão humilhada. Senti na pele um preconceito que nunca senti em um país que eu achava ser desenvolvido. Eles são muito mais atrasados do que pensam. Estão na Idade Média", atacou Patrícia, em entrevista ao G1 nesta quarta-feira (20). Os problemas da jovem, que estuda na Universidade de São Paulo (USP) e já prepara sua dissertação de mestrado, começaram dia 10, quando ela chegou a Madri. A história foi publicada na edição desta quarta do jornal "Folha de S.Paulo".

No aeroporto, ela foi parada no setor de imigração. Depois de horas de espera e de entrevistas, descobriu que ficaria detida em uma sala do terminal. Mesmo carregando um tubo com dois pôsteres científicos com a identificação dela e da universidade. Durante os três dias em que passou no cômodo de aproximadamente 50 metros quadrados, ficou sem tomar banho, sem escovar os dentes e sem usar desodorante. Comia no chão por falta de lugar, conta. "Eles alegaram que eu não tinha toda a documentação pedida, como a reserva do hotel. Pediram o convite do congresso, meu extrato da conta bancária, meu cartão de crédito. Queriam até contar o meu dinheiro", afirmou.

No mesmo dia em que foi detida, Patrícia deveria embarcar para Lisboa, em Portugal, onde aconteceu o congresso que reuniu pesquisadores de todo o mundo. Ela havia escolhido o vôo para Madri por ser mais barato. Apesar de achar que foi vítima de preconceito por ser latino-americana, ela ainda não sabe ao certo o que motivou sua prisão na Europa.

"Juntou o fato de eu ser mulher, de eu não ter a documentação do hotel. Uma vez que caí no processo imigratório, não tem volta. Se você é latino-americana, independentemente de quem seja, é vista como uma pessoa inferior", disse ela, que chegou ao Brasil dia 12.

A estudante conta que ainda tentou argumentar, alegando que não queria migrar e trabalhar na Espanha, mas foi em vão. Reclamou ainda do abandono de que afirma ter sido vítima. "Eu me senti abandonada pelo governo brasileiro". Patrícia também lamentou ter perdido o congresso. O trabalho que apresentaria sobre amplitude de ressonâncias escalares estava sendo preparado havia um ano. "É uma frustração por ter sido um trabalho tão duro. Eu perdi muito porque ia poder conversar com outros pesquisadores da área, tirar dúvidas", contou a estudante.

O G1 não conseguiu localizar ninguém no Consulado da Espanha em São Paulo na tarde desta quarta-feira.

Um dos primeiros a tentar ajudar Patrícia foi o orientador dela, o professor titular Manoel Roberto Robilotta, do Instituto de Física da USP. De Lisboa, no congresso, ele soube do caso e ali mesmo enviou um fax ao consulado brasileiro em Madrid e à polícia espanhola. O hotel em que Patrícia ficaria hospedada fez o mesmo. Via fax, tentou avisar as autoridades de que se tratava de um engano. Segundo Robilotta, até o organizador do congresso mandou um e-mail para os policiais, conta ele. "Era tudo tão absurdo que achei que ela seria logo liberada", disse o professor.

Robilotta reclamou do descaso por parte da representação brasileira na Espanha. "É um descaso muito grande. É um absurdo tentar contatar um consulado em caso de emergência via fax e não houve nenhum contato de volta da parte deles", afirmou Robilotta, que lamentou pela sua aluna. "Esse congresso não vai ter mais. O jovem conhece e é conhecido. É uma iniciação na comunidade internacional e a Patrícia foi proibida de ir".




Nem petista, nem tucano, sou nacionalista!
Avatar do usuário
Immortal Horgh
Sênior
Sênior
Mensagens: 7038
Registrado em: Qui Nov 22, 2007 1:59 am

#2 Mensagem por Immortal Horgh » Qua Fev 20, 2008 8:02 pm

Bom, depois do que fizeram com o Hamilton e mais isso, será que ainda existem pessoas que acreditam na raça pura por lá?


[ ]s




Avatar do usuário
Bolovo
Sênior
Sênior
Mensagens: 28560
Registrado em: Ter Jul 12, 2005 11:31 pm
Agradeceram: 442 vezes

#3 Mensagem por Bolovo » Qua Fev 20, 2008 8:06 pm

É por isso que as pessoas tiram dupla-cidadania aqui no Brasil. Confiar no Governo Brasileiro não dá. Tenho um amigo que é piloto no Kuwait, ele tem cidadania belga-brasileira, em caso de guerra ou qualquer coisa do tipo, ele sequer passa perto da Embaixada Brasileira... é isso...




"Eu detestaria estar no lugar de quem me venceu."
Darcy Ribeiro (1922 - 1997)
Avatar do usuário
Immortal Horgh
Sênior
Sênior
Mensagens: 7038
Registrado em: Qui Nov 22, 2007 1:59 am

#4 Mensagem por Immortal Horgh » Qua Fev 20, 2008 8:15 pm

Isso cai bem no meu objetivo desse ano. Sou descendente de italianos e portugueses, vou dar entrada na minha dupla cidadania para evitar essas coisas. Mas mesmo assim, é um ato deplorável.



[ ]s




Avatar do usuário
Dinivan
Avançado
Avançado
Mensagens: 389
Registrado em: Dom Mai 23, 2004 11:29 am
Localização: Barcelona, Catalunya (UE)

#5 Mensagem por Dinivan » Qua Fev 20, 2008 8:29 pm

Tengan en cuenta que todo esto son procesos normalizados para toda la Unión Europea. Si se hubiera molestado en ello habría llevado toda la documentación necesaria encima. Si yo puedo leer las normas que pide EE.UU. para dejarme entrar en el país (básicamente lo mismo, dirección del hotel etc.) no entiendo porqué ella no lo ha hecho. Y encima dice que es por culpa de ser mujer y Brasileña. Menudo victimismo.




Imagem
Avatar do usuário
Carlos Lima
Sênior
Sênior
Mensagens: 18932
Registrado em: Qui Mai 12, 2005 6:58 am
Agradeceram: 631 vezes

#6 Mensagem por Carlos Lima » Qua Fev 20, 2008 8:58 pm

Infelizmente depender do Itamarati nessa hora normalmente pelas histórias que ouço não é necessariamente garantia de um serviço com respeito aos cidadãos.

Dentre várias histórias já tive amigo sendo espancado na França vindo da Inglaterra e sendo deportado para Inglaterra porque acharam que ele não era brasileiro enquanto toda a documentação dele dizia que era...

Quando procurou a Embaixada em Londres... foi um desastre só... somente quando a "polícia inglesa", a quem ele tinha sido entregue, registrou uma reclamação formal contra o consul e os seus 'secretários', é que por 'passe de mágica' ele pode contar a história dele e pode provar quem ele era. Mesmo assim ele foi 'estimulado' a não prestar queixas contra o governo francês pois custaria muito caro para o Governo Brasileiro reunir advogados e o processo demoraria muito e não resultaria em nada... (o famoso 'tapinha nas costas').

Os policiais ingleses acabaram ajudando ele inclusive pagando 2 dias de diárias em hotel por lá, pois tanto as malas dele sumiram e os cartões de crédito 'destruidos' e o dinheiro ter 'desaparecido' da carteira dele.

Ao governo brasileiro restou o coment'ario do secretário do Consul que foi algo assim:

- Olha rapaz, a situação tá preta e imagina se cada brasileiro com problema vem aqui pedir dinheiro? Não dá mesmo!

:cry:

Lamento muito mesmo que essa moça tenha passado por isso! Realmente quando esses caras de imigração 'implicam' com você... pode ser uma experiência muito frustrante!

Na minha primeira viagem ao exterior calhei de estreiar o meu passaporte na Irlanda e fiquei 8 horas em uma 'sala' esperando me liberarem para entrar no país... isso com documentação e tudo...

Felizmente no meu caso não fui submetido a humilhação nenhuma (a não ser ficar esperando e ter que responder várias perguntas... mas podia ir ao Banheiro e recebia comida na boa, além disso estava com uns livros que me fizeram compania), mas todos foram diretos, porém educados comigo com vários pedidos de desculpa e taxi para o meu hotel pago por eles... não é nada, eu sei, mas como já tinha ouvido todo o tipo de história eu até que tive toda a sorte e fui fazer o meu trabalho.

[]s
CB_Lima




CB_Lima = Carlos Lima :)
Avatar do usuário
Plinio Jr
Sênior
Sênior
Mensagens: 5278
Registrado em: Qui Fev 20, 2003 10:08 pm
Localização: São Paulo - SP
Agradeceram: 1 vez

#7 Mensagem por Plinio Jr » Qua Fev 20, 2008 11:43 pm

Tive a oportunidade de ver a reportagem, fiquei indiginado, simplesmente algo deplorável e que vem ocorrendo com frequencia na Europa e EUA...algo precisa ser feito... :!:




¨Os políticos e as fraldas devem ser mudados frequentemente e pela mesma razão ¨- Eça de Queiroz
Dandolo Bagetti
Sênior
Sênior
Mensagens: 747
Registrado em: Qua Fev 13, 2008 11:15 am

#8 Mensagem por Dandolo Bagetti » Qua Fev 20, 2008 11:56 pm

O Brasil tem a obrigação de pagar na mesma moeda, ou seja, adotar a reciprocidade.
A PF deve expulsar cidadãos europeus. Simples.
Os europeus foram imperialistas durante vários séculos, e ainda não perderam o gosto de sê-lo.




Avatar do usuário
Immortal Horgh
Sênior
Sênior
Mensagens: 7038
Registrado em: Qui Nov 22, 2007 1:59 am

#9 Mensagem por Immortal Horgh » Qua Fev 20, 2008 11:58 pm

Dandolo Bagetti escreveu:O Brasil tem a obrigação de pagar na mesma moeda, ou seja, adotar a reciprocidade.
A PF deve expulsar cidadãos europeus. Simples.
Os europeus foram imperialistas durante vários séculos, e ainda não perderam o gosto de sê-lo.


Pelo contrário, devemos tratar bem e mostrar que somos civilizados e hospitaleiros. Quer melhor resposta do que essa?


[ ]s




Dandolo Bagetti
Sênior
Sênior
Mensagens: 747
Registrado em: Qua Fev 13, 2008 11:15 am

#10 Mensagem por Dandolo Bagetti » Qui Fev 21, 2008 12:09 am

Immortal Horgh escreveu:
Dandolo Bagetti escreveu:O Brasil tem a obrigação de pagar na mesma moeda, ou seja, adotar a reciprocidade.
A PF deve expulsar cidadãos europeus. Simples.
Os europeus foram imperialistas durante vários séculos, e ainda não perderam o gosto de sê-lo.


Pelo contrário, devemos tratar bem e mostrar que somos civilizados e hospitaleiros. Quer melhor resposta do que essa?

[ ]s


Discordo: Dente por dente e olho por olho.
O ser humano só entende a lei do chicote.




Avatar do usuário
Immortal Horgh
Sênior
Sênior
Mensagens: 7038
Registrado em: Qui Nov 22, 2007 1:59 am

#11 Mensagem por Immortal Horgh » Qui Fev 21, 2008 12:11 am

Dandolo Bagetti escreveu:
Immortal Horgh escreveu:
Dandolo Bagetti escreveu:O Brasil tem a obrigação de pagar na mesma moeda, ou seja, adotar a reciprocidade.
A PF deve expulsar cidadãos europeus. Simples.
Os europeus foram imperialistas durante vários séculos, e ainda não perderam o gosto de sê-lo.


Pelo contrário, devemos tratar bem e mostrar que somos civilizados e hospitaleiros. Quer melhor resposta do que essa?

[ ]s


Discordo: Dente por dente e olho por olho.
O ser humano só entende a lei do chicote.



Extremismo nunca leva à nada.


[ ]s




Slavsya, Otechestvo nashe svobodnoye,
Druzhby narodov nadyozhny oplot,
Znamya sovetskoye, znamya narodnoye
Pust' ot pobedy k pobede vedyot!
Don Pascual
Sênior
Sênior
Mensagens: 814
Registrado em: Qui Mar 10, 2005 1:19 am
Localização: Paranavaí-PR

#12 Mensagem por Don Pascual » Qui Fev 21, 2008 12:23 am

Olho por olho, e logo todo o mundo estará cego.




Dandolo Bagetti
Sênior
Sênior
Mensagens: 747
Registrado em: Qua Fev 13, 2008 11:15 am

#13 Mensagem por Dandolo Bagetti » Qui Fev 21, 2008 12:24 am

Immortal Horgh escreveu:
Dandolo Bagetti escreveu:
Immortal Horgh escreveu:
Dandolo Bagetti escreveu:O Brasil tem a obrigação de pagar na mesma moeda, ou seja, adotar a reciprocidade.
A PF deve expulsar cidadãos europeus. Simples.
Os europeus foram imperialistas durante vários séculos, e ainda não perderam o gosto de sê-lo.


Pelo contrário, devemos tratar bem e mostrar que somos civilizados e hospitaleiros. Quer melhor resposta do que essa?

[ ]s


Discordo: Dente por dente e olho por olho.
O ser humano só entende a lei do chicote.



Extremismo nunca leva à nada.


[ ]s


Quem se abaixa muito a bunda aparece.




Petrovski
Intermediário
Intermediário
Mensagens: 243
Registrado em: Sex Dez 22, 2006 12:04 am

#14 Mensagem por Petrovski » Qui Fev 21, 2008 2:00 am

Com o respeito aos imigrantes, estamos mostrando a bunda mais civilizada possível.




Avatar do usuário
old
Sênior
Sênior
Mensagens: 1478
Registrado em: Seg Nov 14, 2005 7:55 am
Localização: Barcelona, Spain.
Agradeceram: 34 vezes

#15 Mensagem por old » Qui Fev 21, 2008 5:22 am

Creo que Patricia se ha pasado un poco. Hace decadas que en Europa Occidental no se discrimina a la mujer. Eso no existe. Otro tema es que no tenga la documentacion necesaria y logicamente le pase lo que le pasó.

No se de que se queja.

En fin, un saludo.




Responder