AVIBRAS

Assuntos em discussão: Exército Brasileiro e exércitos estrangeiros, armamentos, equipamentos de exércitos em geral.

Moderadores: J.Ricardo, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Marechal-do-ar
Sênior
Sênior
Mensagens: 8789
Registrado em: Qua Set 10, 2003 8:28 pm
Agradeceram: 419 vezes

Re: AVIBRAS

#2206 Mensagem por Marechal-do-ar » Ter Jul 11, 2017 9:43 pm

FCarvalho escreveu:A Avibrás, se chamada amanha a desenvolver um sistema de mísseis anti-mísseis estaria preparada para tal empreitada? E caso estivesse, o que ela poderia oferecer-nos em relação as ffaa's?
Não, e nem colocaria algo assim nas mãos da Avibrás, apesar de achar que eles podem fabricar partes dos mísseis e até montar o produto final.
FCarvalho escreveu:O conhecimento acumulado até hoje na BID sobre sistemas de mísseis é ou seria suficiente para contribuir para este tipo de sistema, desde as munições até os sistemas C4ISR?
Contribuir? Bem... Isso é claro... Mas não depende do conhecimento da BID.
FCarvalho escreveu:Quais seriam as características hoje de um sistema nacional anti-míssil, balísticos, táticos e/ou de cruzeiro?
Não muito diferentes de sistemas estrangeiros.
FCarvalho escreveu:A base dos Astros seira utilizável ou teríamos que partir para outras opções?
Indiferente, um sistema desses é muito mais complexo do que o Astros.




"Quando um rico rouba, vira ministro" (Lula, 1988)
Avatar do usuário
Bolovo
Sênior
Sênior
Mensagens: 28560
Registrado em: Ter Jul 12, 2005 11:31 pm
Agradeceram: 442 vezes

Re: AVIBRAS

#2207 Mensagem por Bolovo » Ter Jul 11, 2017 11:45 pm

LeandroGCard escreveu:
Túlio escreveu:Duas questões:

1 - O FOG-MPM está lá só de amostra ou ainda há quem veja possibilidades nele?

2 - A Avibrás esteve envolvida na fabricação do MBB Cobra?
Ele seria uma arma extremamente interessante dentro do conceito de artilharia inteligente. Mas nunca mais ouvi falar uma palavra sobre ele desde o século passado, então acho que até hoje não vai além de um "vaporware".


Leandro G. Card
O FOG-MPM é baseado no MGM-157 EFOGM americano que também deu em nada:

https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/9/92/YMGM-157B.jpg

Porém, há outros sistemas parecidos pelo mundo como o Polyphem europeu (cancelado em 2003), o ALAS sérvio (exportado para os Emirados) e, mais recentemente, o HJ-10 chinês:

http://i.imgur.com/P0a0O73.jpg

Eu também acho que ainda hoje é um conceito interessante. Imaginem um Guarani com uma torreta igual desse veículo chinês. Seria uma baita arma anti-tanque, inclusive com possibilidades de exportação (como o caso do míssil sérvio). E duvido muito que hoje em dia a tecnologia de um sistema desses seja um desafio tão grande como foi durante os anos 80/90, inclusive a tecnologia da fibra óptica. E ainda chuto que não seja algo assim tão caro, creio que seja até relativamente barato.




"Eu detestaria estar no lugar de quem me venceu."
Darcy Ribeiro (1922 - 1997)
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36103
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3128 vezes

Re: AVIBRAS

#2208 Mensagem por FCarvalho » Qui Jul 13, 2017 9:32 pm

Marechal-do-ar escreveu:
FCarvalho escreveu:A Avibrás, se chamada amanha a desenvolver um sistema de mísseis anti-mísseis estaria preparada para tal empreitada? E caso estivesse, o que ela poderia oferecer-nos em relação as ffaa's?
Não, e nem colocaria algo assim nas mãos da Avibrás, apesar de achar que eles podem fabricar partes dos mísseis e até montar o produto final.
No momento me parece que somente esta empresa teria a expertise necessária para coordenar um projeto como este. Fora ela, talvez a Embraer, mas ela não tem conhecimento da área. Então, talvez o projeto devesse ser encabeçado por algum dos institutos de pesquisa das ffaa's. Ao menos a parte teórica deste tipo de sistema entendo já temos o suficiente aqui para dar o primeiro passo. Mas a partir daí é que começam os problemas.
FCarvalho escreveu:O conhecimento acumulado até hoje na BID sobre sistemas de mísseis é ou seria suficiente para contribuir para este tipo de sistema, desde as munições até os sistemas C4ISR?
Contribuir? Bem... Isso é claro... Mas não depende do conhecimento da BID.
E dependeria de quê exatamente?
FCarvalho escreveu:Quais seriam as características hoje de um sistema nacional anti-míssil balísticos, táticos e/ou de cruzeiro?
Não muito diferentes de sistemas estrangeiros.
Quais são os sistemas atuais e quem se oferece a colaborar conosco no desenvolvimento de um sistema nacional?
FCarvalho escreveu:A base dos Astros seira utilizável ou teríamos que partir para outras opções?
Indiferente, um sistema desses é muito mais complexo do que o Astros.
A complexidade teria a ver com a capacidade do chassi em si, que hoje são os Tatra, ou dos sistemas que seriam alocados sobre eles?
Levando-se em consideração que praticamente não temos um sistema de defesa AAe de verdade no país em nível estratégico, se uma compra de oportunidade nos fosse possível qual ou quais sistemas seriam para nós mais indicados?

abs.




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36103
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3128 vezes

Re: AVIBRAS

#2209 Mensagem por FCarvalho » Qui Jul 13, 2017 9:56 pm

Esta matéria já tem 4 anos, mas para a nossa realidade aqui isso ainda continua sendo uma baita novidade. A Avibrás teria condições de desenvolver um sistema assim, mesmo utilizando mísseis importados?

ps: apesar da inexistência de uma artilharia de costa nas ffaa's.

BAL- E: Sistema de mísseis anti anvio de defesa costeira
Posted by E.M.Pinto
http://www.planobrazil.com/bal-e-sistem ... -costeira/

abs.




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Marechal-do-ar
Sênior
Sênior
Mensagens: 8789
Registrado em: Qua Set 10, 2003 8:28 pm
Agradeceram: 419 vezes

Re: AVIBRAS

#2210 Mensagem por Marechal-do-ar » Sex Jul 14, 2017 8:01 am

FCarvalho escreveu:Então, talvez o projeto devesse ser encabeçado por algum dos institutos de pesquisa das ffaa's.
É o que eu penso.
FCarvalho escreveu:E dependeria de quê exatamente?
Dependeria das forças.

Em termos tecnológicos esses sistemas não exigem nada demais, nada do que a indústria nacional não seja capaz de oferecer, mas esses sistemas exigem em inteligência algo que só quem tem a doutrina e vai usá-los pode oferecer, quer dizer, os generais, brigadeiros e almirantes precisam sentar e trabalhar para depois as tecnologias serem aplicadas na solução dos problemas.
FCarvalho escreveu:Quais são os sistemas atuais e quem se oferece a colaborar conosco no desenvolvimento de um sistema nacional?
Digo que não é muito diferente de sistemas estrangeiros porque o problema é o mesmo, eu nem cogito ajuda estrangeira, no máximo, olhar para fora pela inspiração.
FCarvalho escreveu:A complexidade teria a ver com a capacidade do chassi em si, que hoje são os Tatra, ou dos sistemas que seriam alocados sobre eles?
Sistemas alocados sobre eles, o chassi é o de menos.
FCarvalho escreveu:Levando-se em consideração que praticamente não temos um sistema de defesa AAe de verdade no país em nível estratégico, se uma compra de oportunidade nos fosse possível qual ou quais sistemas seriam para nós mais indicados?
Acredito que o sistema mais completo hoje seja a dupla S-300/Pantsyr S-1, mas, devo colocar duas ressalvas:
1) Da mesma forma que repeti várias vezes no tópico da marinha, até hoje não precisamos de AAAe, por que da urgência repentina?
2) AAAe para proteger o que? Os demais sistemas estão tão obsoletos que ninguém se preocuparia em enfrentar um sistema AAAe no estado de arte atacando-os pelo ar.
FCarvalho escreveu:Esta matéria já tem 4 anos, mas para a nossa realidade aqui isso ainda continua sendo uma baita novidade. A Avibrás teria condições de desenvolver um sistema assim, mesmo utilizando mísseis importados?
Com mísseis importados? Mas é claro, a complexidade do sistema se concentra basicamente nos mísseis.




"Quando um rico rouba, vira ministro" (Lula, 1988)
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36103
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3128 vezes

Re: AVIBRAS

#2211 Mensagem por FCarvalho » Sex Jul 14, 2017 1:24 pm

Valeu pelas explicações Marechal.

[009]

abs.




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
Zelhos
Avançado
Avançado
Mensagens: 611
Registrado em: Dom Out 24, 2010 8:06 pm
Localização: Votorantim/SP
Agradeceram: 84 vezes

Re: AVIBRAS

#2212 Mensagem por Zelhos » Seg Jul 24, 2017 11:34 pm

Com a falência da Mectron, creio que o caminho natural seria a fusão do MAN com o avtm mesmo, afinal, só a Avibrás poderia tocar os projetos da Mectron




Um dia é da caça... o outro do caçador...


Imagem
toncat
Intermediário
Intermediário
Mensagens: 322
Registrado em: Ter Mar 04, 2014 8:44 pm
Agradeceram: 4 vezes

Re: AVIBRAS

#2213 Mensagem por toncat » Qui Ago 31, 2017 9:33 pm

Imagem
De que pais é essa camuflagem? :?:




Avatar do usuário
Energys
Sênior
Sênior
Mensagens: 1131
Registrado em: Seg Dez 10, 2012 4:16 pm
Agradeceram: 172 vezes

Re: AVIBRAS

#2214 Mensagem por Energys » Qui Ago 31, 2017 10:03 pm

Catar.

Att.




Avatar do usuário
eligioep
Sênior
Sênior
Mensagens: 1959
Registrado em: Qua Fev 27, 2008 4:25 pm
Agradeceram: 337 vezes

Re: AVIBRAS

#2215 Mensagem por eligioep » Sex Set 01, 2017 11:28 am

toncat escreveu:
Imagem

[009] [009] [009] [009]




Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36103
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3128 vezes

Re: AVIBRAS

#2216 Mensagem por FCarvalho » Sex Set 01, 2017 4:19 pm

O bicho tá pegando naquelas bandas. O Astros III será um bom vetor de dissuasão para aquele país.
Mas a Arábia Saudita também tem.
Seria interessante ver o Iraque comprar novamente este sistema da Avibrás, ou ao menos dar uma recauchutada nos deles para o padrão MK VI.
Parabéns a Avibrás por mais essa vitória.

abs.




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
Energys
Sênior
Sênior
Mensagens: 1131
Registrado em: Seg Dez 10, 2012 4:16 pm
Agradeceram: 172 vezes

Re: AVIBRAS

#2217 Mensagem por Energys » Sex Set 01, 2017 5:20 pm

Já estão no Catar há muito tempo. Não foram comprados agora.

Att.




Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36103
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3128 vezes

Re: AVIBRAS

#2218 Mensagem por FCarvalho » Sex Set 01, 2017 8:21 pm

Eu honestamente ia querer ver muito a cara dos ingleses se um dia aparecesse uma carregamento de Astros III desembarcando em algum porto argentino. :mrgreen:

abs.




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
Túlio
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 60572
Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
Localização: Tramandaí, RS, Brasil
Agradeceram: 6329 vezes
Contato:

Re: AVIBRAS

#2219 Mensagem por Túlio » Sex Set 01, 2017 8:42 pm

ASTROS III??? :shock: :shock: :shock: :shock:




"The two most powerful warriors are patience and time." - Leon Tolstoy
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36103
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3128 vezes

Re: AVIBRAS

#2220 Mensagem por FCarvalho » Sáb Set 02, 2017 2:34 am

Túlio escreveu:ASTROS III??? :shock: :shock: :shock: :shock:
Vá-lá Túlio, tá bom, Astros II.

Desculpes um véio teclando a noite sem os óculos. :mrgreen:

abs.




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Responder