FX-N - Um caça para a Aviação Naval da MB

Assuntos em discussão: Marinha do Brasil e marinhas estrangeiras, forças de superfície e submarinas, aviação naval e tecnologia naval.

Moderador: Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
Lywis
Sênior
Sênior
Mensagens: 906
Registrado em: Sáb Nov 28, 2009 6:41 pm
Agradeceram: 108 vezes

Re: FX-N - Um caça para a Aviação Naval da MB

#961 Mensagem por Lywis » Qua Jun 21, 2017 9:21 am

Marinha precisará que Temer, ou algum sucessor dele, alterem dispositivo que impede a Força de voar aeronaves de asa fixa não orgânicas de navio-aeródromo

Imagem

A Marinha do Brasil (MB) vai precisar da boa vontade do Palácio do Planalto.

Pouca gente sabe (ou lembra), mas um decreto assinado 19 anos atrás pelo então presidente Fernando Henrique Cardoso impõe que a Força Naval brasileira só opere aeronaves de asa fixa que sejam orgânicas de porta-aviões.

Como a Marinha lida com o processo de desmobilização do navio-aeródromo São Paulo (A-12), seus jatos de caça AF-1 (A-4 Skyhawk II ex-Kuait) necessitarão de uma nova base legal para continuarem a voar.

Imagem

O dispositivo legal firmado por FHC foi negociado em função de, no período 1996-1997, a Marinha ter localizado, nos estoques da Força Aérea Kuaitiana, um lote de caças A-4KU monoplaces (20 unidades) e TA-4KU biplaces (3 unidades), que serviria para compor a unidade aérea de interceptação e ataque sobre o mar que a MB tanto cobiçava.

A importação dos aviões foi realizada depois que o então ministro da Aeronáutica, brigadeiro Lélio Viana Lobo, condicionou o nihil obstat (“nada obsta”) de sua corporação ao fato de que essas aeronaves fossem orgânicas de navio-aeródromo.

A Marinha possuía, aquela época, o NAe Minas Gerais (A-11), mas já procurava um outro navio, mais moderno, objetivo que viria a ser alcançado na França, por meio da aquisição do porta-aviões Foch (no Brasil rebatizado de São Paulo).

Artigo – A questão da incorporação dos A-4 kuaitianos ficou resolvida pela edição do Decreto Presidencial nº2.538, de 8 de abril de 1998.

Ele dispunha sobre os meios aéreos da Marinha e dava outras providências, estabelecendo, em seu Artigo 1º: “a Marinha disporá de aviões e helicópteros destinados ao guarnecimento dos navios de superfície e helicópteros de emprego geral, todos orgânicos e por ela operados, necessários ao cumprimento de sua destinação constitucional”¹.

Vinte anos atrás subsistia, entre os chefes da Força Aérea Brasileira (FAB), o temor que a concessão no caso dos A-4 viesse a ser explorada (ampliada), pela Marinha, no caso da Aviação de Patrulha, que a FAB retinha com tanto zelo.

Hoje, diante da falta de dinheiro e dos compromissos bastante onerosos gerados pela incorporação dos caças Gripen, dos jatos de transporte KC-390 e da necessidade de renovação da frota de instrução da Academia da Força Aérea, em Pirassununga (SP), os brigadeiros vêem até com certo alívio a transferência dos aviões de patrulha marítima para a Marinha – tanto que os entendimentos entre as duas Forças acerca dessa mudança já tiveram início (conforme informou recentemente a coluna INSIDER, com exclusividade).

A renegociação da cláusula de operação de aeronaves de asa fixa pela Marinha terá que ser conduzida, obrigatoriamente, pelo ministro da Defesa, Raul Jungmann, e, segundo fontes da FAB e da MB consultadas por este colunista, já não é vista como fonte potencial de tensão entre as corporações.

Por: Roberto Lopes
http://www.planobrazil.com/exclusivo-ma ... aerodromo/




Avatar do usuário
Lywis
Sênior
Sênior
Mensagens: 906
Registrado em: Sáb Nov 28, 2009 6:41 pm
Agradeceram: 108 vezes

Re: FX-N - Um caça para a Aviação Naval da MB

#962 Mensagem por Lywis » Qua Jun 21, 2017 9:23 am

O A4 é realmente uma aeronave muito bela (minha opinião)!




juarez castro
Sênior
Sênior
Mensagens: 3632
Registrado em: Seg Jun 27, 2005 9:16 pm
Agradeceram: 4 vezes

Re: FX-N - Um caça para a Aviação Naval da MB

#963 Mensagem por juarez castro » Qua Jun 21, 2017 11:32 am

Luís Henrique escreveu:
juarez castro escreveu:posting.php?mode=quote&f=2&p=5492795#

LH, vou me permitir te dar uma sugestão;

Jamais, mas jamais discuta com pombos, explico:

O Mig 29 que é um caça baseado em terra, sofreu modificações e alterações para o desenvolvimento de uma versão naval. os Indianos compraram, testaram e agora vão procurar outra anv, porque??

Provavelmente porque ele está a quem daquilo que se esperava.

A SAAB pretende/pretendia seguir o mesmo caminho com o Gripen, se ia funcionar eu não sei, particularmente não gosto disto, mas também não posso duvidar, assim como não duvidei inicialmente dos Russos fazerem com o Mig 29.
Muito bem, observando os comentários tu já percebes que mentes iluminadas disseram que o Mig 29 K, após o intensivo uso de tecnologias marcianas e pós abdução por reptilianos do planeta Mongo tornou-se o ó borogodó, mesmo com todo o berro dos Indianos e o NG naval iria ficar uma merd.....mesmo sem sem nunca ter voado e sem avaliação alguma e que os Suecos não entendem nada de aviação naval embarcada(eu até acho que pouco entendem mesmo), independente serem ponta de lança em varias tecnologias.
Entendeu LH????

G abraço
Entendi.

Eu, que conheço o Bolovo há 12 anos, AINDA acho que o VERDADEIRO Bolovo ou faleceu ou está amarrado em um quarto gritando, e o cara que escreve usando seu nome é OUTRO.

:twisted: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol:
LH, e como eu te disse.

O pombo vem, posta fotos, faz afirmações tácitas em cima opiniões e não de fatos, desclassifica o debatedor e enche peito para dizer que é a única voz da razão.
O problema dele, e o danado do tempo, ele vem e de forma implacavel derscortina a verdade imposta por fotos e falácias.

G abraco




juarez castro
Sênior
Sênior
Mensagens: 3632
Registrado em: Seg Jun 27, 2005 9:16 pm
Agradeceram: 4 vezes

Re: FX-N - Um caça para a Aviação Naval da MB

#964 Mensagem por juarez castro » Qua Jun 21, 2017 11:55 am

Fatos temporais.

O Mig 29 k só está operacional na Indiana Navy, na Marinha Russa ainda está em testes de aceitação operacional plena.
A Indian Navy está concluindo a construção de um outro PA Stobar, e precisará comprar mais anvs para operar.
Fato.
Porque vão abrir uma licitação e não comprar diretamente o Mig 29 K mantendo a linha???
Porque eles, Indianos não estão satisfeitos com o desempenho dele, ora bolas.
Fato.
Durante a recente campanha do Kusnetsov na costa Síria nos acompanhamos os problemas operacionais do Mig 29 na operação com perda de anv por pane seca, problemas de disponibilidade que aconteceram apesar dos tais propalados " 30 anos de desenvolvimento.ento da anv empregando técnicas "plug and play" , tecnologias Marcianas com up grade de conhecimentos reptilianos.
Fato.
Agora, a experiência na Síria foi valida para a marinha Russa q vai voltar para casa e tentar corrigir os problemas detectados na operação e na anv.
Os Indianos vão aguardar por isto?
Não sei.

G abraco




Avatar do usuário
Penguin
Sênior
Sênior
Mensagens: 18983
Registrado em: Seg Mai 19, 2003 10:07 pm
Agradeceram: 374 vezes

Re: FX-N - Um caça para a Aviação Naval da MB

#965 Mensagem por Penguin » Qua Jun 21, 2017 12:02 pm

juarez castro escreveu:
Luís Henrique escreveu: Entendi.

Eu, que conheço o Bolovo há 12 anos, AINDA acho que o VERDADEIRO Bolovo ou faleceu ou está amarrado em um quarto gritando, e o cara que escreve usando seu nome é OUTRO.

:twisted: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol:
LH, e como eu te disse.

O pombo vem, posta fotos, faz afirmações tácitas em cima opiniões e não de fatos, desclassifica o debatedor e enche peito para dizer que é a única voz da razão.
O problema dele, e o danado do tempo, ele vem e de forma implacavel derscortina a verdade imposta por fotos e falácias.

G abraco
Para o Brasil esse é um projeto morto, devido à morte do Pronae e do SP.

No começo do ano essa era a posição da MB...
ID&S: A Marinha está estudando comprar a versão marítima do GRIPEN (Sea Gripen)?

Almirante Eduardo Bacellar: Não há estudo em andamento na Marinha visando à aquisição do Gripen. Atualmente, a SAAB encontra-se finalizando o estudo de viabilidade de engenharia da versão naval do Gripen, chamada Gripen M. Este estudo é um dos projetos de compensação comercial (offset) vinculado ao contrato de aquisição dos Gripen E (Projeto FX-2) pela Força Aérea Brasileira (FAB).

Com o Projeto FX-2 da FAB, a capacitação da indústria aeroespacial brasileira passará a um novo patamar quanto ao desenvolvimento tecnológico, uma vez que, não só a EMBRAER, como principal beneficiária desse projeto, mas também todo o parque industrial aeronáutico será beneficiado. Ademais, estima-se que, segundo informações obtidas com a SAAB, o Gripen M possuirá mais de 90% de similaridade com o Gripen E da FAB. Assim, a padronização de procedimentos operacionais entre as Forças, no que couber, bem como, as facilidades de treinamento e o aproveitamento da cadeia de suprimento logístico estabelecida para atender a FAB poderá trazer uma grande redução de custos para a operação desta aeronave.
http://defesaeseguranca.com.br/parte-ii ... a-marinha/

A "boa intenção" não vai passar disso.




Sempre e inevitavelmente, cada um de nós subestima o número de indivíduos estúpidos que circulam pelo mundo.
Carlo M. Cipolla
Avatar do usuário
Bolovo
Sênior
Sênior
Mensagens: 28560
Registrado em: Ter Jul 12, 2005 11:31 pm
Agradeceram: 442 vezes

Re: FX-N - Um caça para a Aviação Naval da MB

#966 Mensagem por Bolovo » Qua Jun 21, 2017 1:12 pm

Luís Henrique escreveu:Eu, que conheço o Bolovo há 12 anos, AINDA acho que o VERDADEIRO Bolovo ou faleceu ou está amarrado em um quarto gritando, e o cara que escreve usando seu nome é OUTRO.

:twisted: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol:
Eu tinha 15 anos quando me registrei aqui no DB em 2005. Eu simplesmente cresci e deixei de ser aquela criança babaca que eu era. [003]




"Eu detestaria estar no lugar de quem me venceu."
Darcy Ribeiro (1922 - 1997)
Avatar do usuário
Bolovo
Sênior
Sênior
Mensagens: 28560
Registrado em: Ter Jul 12, 2005 11:31 pm
Agradeceram: 442 vezes

Re: FX-N - Um caça para a Aviação Naval da MB

#967 Mensagem por Bolovo » Qua Jun 21, 2017 1:18 pm

juarez castro escreveu:LH, e como eu te disse.

O pombo vem, posta fotos, faz afirmações tácitas em cima opiniões e não de fatos, desclassifica o debatedor e enche peito para dizer que é a única voz da razão.
O problema dele, e o danado do tempo, ele vem e de forma implacavel derscortina a verdade imposta por fotos e falácias.

G abraco
Cara, na boa.

Qual o teu problema comigo?

Você vem me falar de "desclassificar o debatedor", mas quem veio me chamando de pombo (alusão ao pombo enxadrista, simplesmente dizendo que eu falo merda), foi você. Eu coloquei fotos porque assim é melhor, o Brasil tem um altíssimo índice de analfabetos funcionais, aqueles que conseguem ler (que faz a coesão) e não compreendem (que não faz a coerência), mas pelo visto também não adiantou nada. Parece que eu falei com a parede.

Em abril agora você ganhou 30 dias de gancho justamente por se portar dessa maneira num debate comigo.

Mas parece que não aprendeu nada.




"Eu detestaria estar no lugar de quem me venceu."
Darcy Ribeiro (1922 - 1997)
Avatar do usuário
Túlio
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 60520
Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
Localização: Tramandaí, RS, Brasil
Agradeceram: 6310 vezes
Contato:

Re: FX-N - Um caça para a Aviação Naval da MB

#968 Mensagem por Túlio » Qua Jun 21, 2017 3:52 pm

Sei não, Bolovo véio, acho que ele se refere ao teu AVATAR.

EDIT - Fui ver o que era e achei isso:

http://www.ndig.com.br/item/2011/06/o-pombo-enxadrista

Bueno, tem um desses que vem de outro espaço e "pousa" lá nos "Geraes" e "Conflitos", no próximo chorrilho de besteira vou postar uma imagem lá... :twisted: :twisted: :twisted: :twisted:




"The two most powerful warriors are patience and time." - Leon Tolstoy
pmicchi
Sênior
Sênior
Mensagens: 745
Registrado em: Qui Jan 12, 2017 4:05 pm
Agradeceram: 18 vezes

Re: FX-N - Um caça para a Aviação Naval da MB

#969 Mensagem por pmicchi » Qua Jun 21, 2017 10:40 pm

Lywis escreveu:O A4 é realmente uma aeronave muito bela (minha opinião)!
concordo, mas é uma peça de museu. Não faz nexo gastar dinheiro para manter eles voando.

Troca eles com os hermanos e pega uns um Pampa III LIFT (sim, tem coisa melhor mas à base de troca tá valendo). E a MB troca os Pampa pelos avioes de patrulha da FAB.




Avatar do usuário
Bolovo
Sênior
Sênior
Mensagens: 28560
Registrado em: Ter Jul 12, 2005 11:31 pm
Agradeceram: 442 vezes

Re: FX-N - Um caça para a Aviação Naval da MB

#970 Mensagem por Bolovo » Qui Jun 22, 2017 12:27 am

Túlio escreveu:Sei não, Bolovo véio, acho que ele se refere ao teu AVATAR.
Meu avatar eu coloquei depois de ter sido chamado de pombo. É uma homenagem. Comigo é assim, eu não me intimido com agressão. Eu as abraço com orgulho.




"Eu detestaria estar no lugar de quem me venceu."
Darcy Ribeiro (1922 - 1997)
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 35910
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3113 vezes

Re: FX-N - Um caça para a Aviação Naval da MB

#971 Mensagem por FCarvalho » Qui Jun 22, 2017 1:58 pm

pmicchi escreveu:
Lywis escreveu:O A4 é realmente uma aeronave muito bela (minha opinião)!
concordo, mas é uma peça de museu. Não faz nexo gastar dinheiro para manter eles voando.

Troca eles com os hermanos e pega uns um Pampa III LIFT (sim, tem coisa melhor mas à base de troca tá valendo). E a MB troca os Pampa pelos avioes de patrulha da FAB.
Não vai haver Pampa III sequer para a FAA, imagina para nós. :roll:

abs.




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
Lywis
Sênior
Sênior
Mensagens: 906
Registrado em: Sáb Nov 28, 2009 6:41 pm
Agradeceram: 108 vezes

Re: FX-N - Um caça para a Aviação Naval da MB

#972 Mensagem por Lywis » Qui Jun 22, 2017 2:21 pm

pmicchi escreveu:
Lywis escreveu:O A4 é realmente uma aeronave muito bela (minha opinião)!
concordo, mas é uma peça de museu. Não faz nexo gastar dinheiro para manter eles voando.

Troca eles com os hermanos e pega uns um Pampa III LIFT (sim, tem coisa melhor mas à base de troca tá valendo). E a MB troca os Pampa pelos avioes de patrulha da FAB.
Quanto a não gastar dinheiro para mantê-los voando eu concordo em parte. Tenho certeza que, se é pra ter uma aviação de asas fixas, que se adquira uma aeronave mais capaz e moderna. Mas sabemos que não têm dinheiro pra comprar aeronave nova na MB, sendo assim, a melhor forma de manter uma aviação asas fixas, até a chegada de uma aeronave nova, é mantendo o que já se tem, principalmente se o custo da modernização não for tão alto, como é o caso dos A-4M.

Entre um Pampa e um A-4, fico com os A-4.

(Minha opinião)

E independente de qualquer coisa, meu comentário inicial trata apenas da beleza da aeronave (minha opinião).

E repito, o A-4 é uma bela aeronave! 8-]




juarez castro
Sênior
Sênior
Mensagens: 3632
Registrado em: Seg Jun 27, 2005 9:16 pm
Agradeceram: 4 vezes

Re: FX-N - Um caça para a Aviação Naval da MB

#973 Mensagem por juarez castro » Qui Jun 22, 2017 9:54 pm

Lywis escreveu:
pmicchi escreveu: concordo, mas é uma peça de museu. Não faz nexo gastar dinheiro para manter eles voando.

Troca eles com os hermanos e pega uns um Pampa III LIFT (sim, tem coisa melhor mas à base de troca tá valendo). E a MB troca os Pampa pelos avioes de patrulha da FAB.
Quanto a não gastar dinheiro para mantê-los voando eu concordo em parte. Tenho certeza que, se é pra ter uma aviação de asas fixas, que se adquira uma aeronave mais capaz e moderna. Mas sabemos que não têm dinheiro pra comprar aeronave nova na MB, sendo assim, a melhor forma de manter uma aviação asas fixas, até a chegada de uma aeronave nova, é mantendo o que já se tem, principalmente se o custo da modernização não for tão alto, como é o caso dos A-4M.

Entre um Pampa e um A-4, fico com os A-4.

(Minha opinião)

E independente de qualquer coisa, meu comentário inicial trata apenas da beleza da aeronave (minha opinião).

E repito, o A-4 é uma bela aeronave! 8-]
Boa noite! O A4 e o VF 1 tem data de velório marcada. A Aviação naval de asa fixa voará num futuro próximo com Bandeirulha, P3 e UAV Heron.

G abraço




Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 35910
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3113 vezes

Re: FX-N - Um caça para a Aviação Naval da MB

#974 Mensagem por FCarvalho » Sex Jun 23, 2017 12:06 am

Meio caminho para uma parte do SIGAZ se tornar realidade. Quem acompanhou o conceito que gerou este projeto sabe que ele contempla a aviação naval com estes itens.

Um Nae e seu GAE seguirão sendo um sonho de consumo da MB, mas agora sem data para ser contemplado.

abs.




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
pmicchi
Sênior
Sênior
Mensagens: 745
Registrado em: Qui Jan 12, 2017 4:05 pm
Agradeceram: 18 vezes

Re: FX-N - Um caça para a Aviação Naval da MB

#975 Mensagem por pmicchi » Sex Jun 23, 2017 8:29 am

Lywis,
curti o avatar (sou jogador de wargames, como Battletech)!




Responder