Sobre o KC-390

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

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Penguin
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Re: Sobre o KC-390

#4726 Mensagem por Penguin » Qui Jun 22, 2017 2:44 pm

FCarvalho escreveu:
Penguin escreveu:Tirando a US Navy, nenhuma outra marinha opera aeronaves do porte do C-130 para carga.É muito mais barato MB e FAB se entenderem. Deve-se buscar maximizar recursos e melhorar a gestão e a coordenação e integração entre as forças. Fora desse caminho não tem salvação.
Eu concordo consigo, mas há de se ver se a FAB teria toda essa disponibilidade. Um dos reclamos mais frequentes, e contundentes, das demais forças em relação a questão de transporte/apoio aéreo é que a FAB nunca deu conta integralmente das necessidades das demais forças, mal ou bem priorizando suas próprias necessidades. Tanto é assim que a Avex foi retomada a 3 décadas atrás e a aviação naval só não tem seus aviões de carga por causa de uma lei anacrônica defendida ferozmente pela mesma FAB durante décadas.

Mas eu não vejo problema na MB manter seus próprios KC-390. O que importa no final é ter um bom contrato de CLS para ambas as frotas e economizar onde deve e pode ser economizado, para que os aviões passem a maior parte do tempo fazendo o que foram comprados para fazer: voar.

Mas no caso disso não entrar em pauta, há de se ver se as 30 aeronaves que se supõe irão compor a frota da FAB serão suficientes para atender a todos, o que eu duvido, vide o caso da média da nossa disponibilidade de frota ao longo dos últimos anos. Mesmo quando a FAB operava 22 C-130 as reclamações das forças co-irmãs eram as mesmas de hoje. Óbvio que a FAB nunca conseguiu apresentar uma operacionalidade de 100% daquelas aeronaves, ou mesmo das demais de transporte, mesmo que quisesse, e no curto/médio prazo nada nos diz que com o KC-390 e o C-105 será diferente.

Eu não vejo qualquer óbice para que Avex e AN cheguem a operar o KC-390. Mas se não o fizerem, bem, a FAB então vai ter que rever os seus números de encomendas daquela aeronave, e de seus planos de custeio e investimento. Porque se não funcionou antes com os C-130, dificilmente irá funcionar com o KC-390 também.

Soluções meia boca já não são mais aceitas pelas demais forças. E a FAB é sabedora disso, e tem apoiado onde e como possível o alargamento do horizonte operacional da aviação de suas forças co-irmãs. Nada mais natural para um país onde tudo tende ao mal costume de ou chegar atrasado ou já fora de contexto da realidade atual.

Mas esse é o nosso Brasil... de ontem, de hoje e de sempre.

abs.
Sinceramente eu nunca ouvi ou li nada a respeito desse problema de transporte aéreo. E caso realmente exista, a solução para isso deveria ser prioridade para o MD.
De qualquer forma existem soluções que as forças podem tomar, sem resultar na aquisição de aeronaves, cuja posse implica em investimentos e em toda uma estrutura de custos operacionais.
A FAB, por exemplo, no contrato de aluguel dos 767, adquiriu uma certa quantidade de horas de voo por ano. Ela não é a dona da aeronave e nem presta manutenção. Esquema similar poderia ser adotado por Marinha ou EB caso realmente tenham necessidade. Inclusive nem os pilotos poderiam ser militares.
Creio que o EB e a Marinha deveria focar seus parcos recursos para investimentos e operações no seu core business.




Sempre e inevitavelmente, cada um de nós subestima o número de indivíduos estúpidos que circulam pelo mundo.
Carlo M. Cipolla
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FCarvalho
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Re: Sobre o KC-390

#4727 Mensagem por FCarvalho » Qui Jun 22, 2017 3:18 pm

Entrando na parte prática das demandas da FAB para o KC-390.

Qtde: 30 (incluindo os 2 protótipos)

Esquadrões de Transporte Pesado em 2017:

1o GTT - 2 esquadrões > C-130
1o GT - 1 esquadrão > C-130
2o GT - 2 esquadrões > C-145 / C-767

Esquadrões de Transporte em 2017:

1o/9o Gav > 1 esquadrão > C-105
1o/15o Gav > 1 esquadrão > C-105
2o/10o Gav > 1 esquadrão > C-105 (SAR)

ETA's em 2017:

7 esquadrões > c-95 / C-97 / C-98

Algumas hipóteses:

Existe espaço, e planejamento e/ou intenção da FAB de equipar os esquadrões com C-130 pelo KC-390, e em uma possível segunda fase, equipar o 1o/9o Gav e o 1o/15o Gav com um segundo lote de KC-390. Os C-105 seriam repassados aos ETA's que subsistirão a esta última grande reforma estrutural da FAB, que salvo engano serão reduzidos a 4 ou 5 esquadrões.

Isto posto, seriam em um primeiro momento 30 aeronaves para 3 esquadrões que substituiriam os C-130. Em um segundo momento, no médio, ou mais provavelmente no longo prazo, um segundo lote cobriria aqueles dois outros esquadrões, podendo ainda incluir, salvo melhor juízo, também aeronaves especializadas SAR do KC-390 para o 2o/10o Gav. Quantas aeronaves? Eu me arriscaria a dizer que seria em um número menor do que a da encomenda inicial.

Resta a situação do 1o/2o GT e seus C-99A. Eu desde há muito considero que este esquadrão tem duas opções a serem avaliadas. Uma, equipá-lo também com o KC-390, ou de preferencia uma versão alongada do mesmo, e como segunda opção, equipá-lo com uma aeronave do porte do Y-20 e/ou C-2 em uma quantidade que possa oferecer à FAB a capacidade logística e estratégica complementar aos KC-767 que um dia virão. Além de propriamente complementarem os KC-390. E obviamente também atender as demandas da parte civil do GF, que nunca são poucas e sempre são tão mais exigidas quanto possível, e as demais forças co-irmãs.

Sendo bem realista, se conseguirmos colocar 8 aeronaves em cada esquadrão cito acima, teremos uma demanda então para, se muito, 48 aeronaves. Ou seja, um segundo provável lote de apenas 20 aeronaves. Se incluirmos o 1o/2o GT, esta demanda pode chegar à 56 aeronaves, o que significa um segundo lote de 36 aeronaves, que por sua vez pode ser divido em 2 ou 3 lotes subsequentes ao primeiro diminuindo assim os custos de aquisição e o impacto negativo na capacidade de investimento em outros setores da FAB. Mesmo um segundo lote de apenas 20 aeronaves também pode ser divido em 2 de 10 aeronaves ou até mesmo em 3 de 3. Os números irão variar de acordo com a capacidade e interesse da FAB em colocar tais encomendas.

Provavelmente irão dizer que 56 KC-390 na FAB é algo impossível. É verdade, talvez seja. Mas isso também não deixa de ser possível se houver planejamento, equidade e razoabilidade no custeio dos investimentos feitos nos próximos vinte anos. Dá para ter? Sim, dá. Mas como o Juarez costuma dizer insistentemente por aqui, primeiro temos que arrumar a casa para poder manter.

Em se tratando de um avião de transporte - ou mesmo se fossem ST, que hoje rima com segurança pública - eu não duvido que ele encontre o apoio necessário no GF e no meio político para atingir os números propostos. Já se fossem Gripen E/F, ou outra coisa do gênero, eu já teria serias dúvidas se sequer os argumentos da FAB seriam ouvidos ou mesmo levados a sério.

É o Brasil.

abs.




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
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Re: Sobre o KC-390

#4728 Mensagem por Carlos Lima » Qui Jun 22, 2017 5:08 pm

30 - 35 'e mais provavel.

3 Esquadroes e olhe la.

[]s
CB




CB_Lima = Carlos Lima :)
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Re: Sobre o KC-390

#4729 Mensagem por FCarvalho » Qui Jun 22, 2017 11:43 pm

Já ouvi, ou melhor dizendo, li não sei onde que a FAB pretende/pretenderia colocar o KC390 também nos esquadrões do Amazonas e Mato Grosso do Sul. Se eles estão viajando, pode até ser, mas como eu já disse, vivemos neste circulo vicioso de altos e baixos na defesa. Talvez com alguma sorte um segundo lote possa sair em um desses momentos de nossa embriagues neo-rica econômica. Vai saber.
Mas se conseguirmos chegar as 30 undes solicitadas, já vou ficar satisfeito.

abs.




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Re: Sobre o KC-390

#4730 Mensagem por P44 » Sex Jun 23, 2017 8:21 am

Paris Air Show 2017: Embraer's KC-390 makes Paris Air Show debut
Peter Felstead, Le Bourget - IHS Jane's Defence Weekly
22 June 2017

Imagem
Powered by two International Aero Engines V2500 turbofans, the KC-390 can carry up to 26 tonnes of cargo at a maximum speed of 470 kt (870 km/h). Source: IHS Markit/Patrick Allen

The Embraer KC-390 tanker-transport aircraft made its debut at the Paris Air Show this year, with the second flying prototype performing daily as part of the show's flight schedule.

Detailing the aircraft's development progress to journalists at Le Bourget on 21 June, Paul Gastao Silva, the KC-390 programme director at Embraer, said the two flying prototypes had now exceeded 1,000 hours in the air and that the test campaign was "demonstrating that the models are correct".

Delivery of the first KC-390 for the Brazilian Air Force (Força Aérea Brasileira: FAB), which has 28 of the type on order, will take place next year, said Silva, adding that the second and third FAB KC-390s were already in production.

Meanwhile, KC-390 Test Vehicles 801 and 802, the third and fourth aircraft to be assembled on the KC-390 production line, are making progress with the ground/static test programme.

According to Silva, the KC-390 will achieve 'initial operational clearance' in the second half of this year, with 'full operational clearance' being achieved by the end of next year. This does not appear to correlate with a KC-390 unit becoming operational with the FAB, however, since Silva explained that just two aircraft would be delivered to the FAB next year, with a third aircraft arriving in 2019, although he noted that at that point the KC-390 would be achieving its "final military capability". Budgetary issues in Brazil have forced Embraer to adopt a slightly less ambitious delivery schedule for the KC-390 than was originally planned.

The KC-390 programme was initiated in 2009 when the FAB contracted Embraer to develop the aircraft. Following the first prototype making its maiden flight in February 2015, the flight test programme was initiated in October 2015 and has since then achieved a number of milestones.

http://www.janes.com/article/71650/pari ... show-debut




Triste sina ter nascido português 👎
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Re: Sobre o KC-390

#4731 Mensagem por cabeça de martelo » Sex Jun 23, 2017 8:41 am





"Lá nos confins da Península Ibérica, existe um povo que não governa nem se deixa governar ”, Caio Júlio César, líder Militar Romano".

Portugal está morto e enterrado!!!

https://i.postimg.cc/QdsVdRtD/exwqs.jpg
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Re: Sobre o KC-390

#4732 Mensagem por pmicchi » Sex Jun 23, 2017 12:14 pm

Penguin escreveu:
Tirando a US Navy, nenhuma outra marinha opera aeronaves do porte do C-130 para carga.
É muito mais barato MB e FAB se entenderem. Deve-se buscar maximizar recursos e melhorar a gestão e a coordenação e integração entre as forças. Fora desse caminho não tem salvação.
A Armada Argentina está considerando a compra de C-295 para serem usados tanto para transporte como para busca e resgate. É um mercado que o KC-390 pode facilmente se estabelecer, tanto para MB como para outros países:

http://www.defensa.com/especial-moderni ... vos-medios




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Re: Sobre o KC-390

#4733 Mensagem por arcanjo » Sex Jun 23, 2017 3:25 pm

http://www.youtube.com/watch?v=XiMNl-dYk10

abs.

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Re: Sobre o KC-390

#4734 Mensagem por nveras » Sex Jun 23, 2017 4:49 pm

cabeça de martelo escreveu:Imagem
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Fonte: http://www.defensenews.com/
To preocupado com esse monte de cabo e fio aparecendo. Um recruta bisonho pode arrancar um pra amarrar a bandoleira que arrebentou. :twisted:




Não é nada meu. Não é nada meu. Excelência eu não tenho nada, isso é tudo de amigos meus.
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Re: Sobre o KC-390

#4735 Mensagem por Tikuna » Sex Jun 23, 2017 9:08 pm

nveras escreveu:

To preocupado com esse monte de cabo e fio aparecendo. Um recruta bisonho pode arrancar um pra amarrar a bandoleira que arrebentou. :twisted:

Mas isso é só no protótipo. alguns serão tirados e outros escondidos




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Re: Sobre o KC-390

#4736 Mensagem por Diupa » Sáb Jun 24, 2017 10:20 am

KC-390 na Irlanda

Ontem, dia 22 de junho, o KC-390 matrícula PT-ZNJ partiu de Le Bourget com destino à Irlanda, onde pousou às 19h00 (UTC + 2:00) na Base Aérea de Casement (arredores de Dublin).

No dia de hoje (23) o site do flightradar mostrou que a aeronave realizou um voo nas proximidades da Base Aérea, retornando para a mesma pouco mais de uma hora depois. Este foi, muito possivelmente, um voo de demonstração para as autoridades militares locais.

Após o almoço a aeronave decolou de Casement e seguiu para o Aeroporto Internacional de Dublin. Um curto voo de menos de meia hora.

Imagem

Desde que partiu do Brasil no último dia 11 de junho, o KC-390 já passou pela Suécia e pela França. A expectativa agora é de que a aeronave siga para Portugal para novas demonstrações, antes de rumar para o Oriente Médio e o Sudeste Asiático.

Em recente entrevista, Jackson Schneider, vice-presidente da área de defesa e segurança da Embraer, informou que a aeronave fará um tour por 40 dias e será demonstrada em diversos locais do planeta.

http://www.aereo.jor.br/2017/06/23/kc-390-na-irlanda/




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Re: Sobre o KC-390

#4737 Mensagem por Tikuna » Sáb Jun 24, 2017 2:30 pm

Nossa Orca vai passear ;)




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Re: Sobre o KC-390

#4738 Mensagem por FCarvalho » Sáb Jun 24, 2017 3:16 pm

Quarenta dias de férias das terras tupiniquins e muitas fatos e fotos depois para mostrar. E o mais importante.muitas horas de voo de testes para contabilizar.

E se algum contrato vier junto no bagageiro, tudo bem. 8-]

abs.




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Re: Sobre o KC-390

#4739 Mensagem por arcanjo » Sáb Jun 24, 2017 3:57 pm

http://www.youtube.com/watch?v=uKEHgxwLpOg

abs.

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Re: Sobre o KC-390

#4740 Mensagem por Tikuna » Dom Jun 25, 2017 12:07 am

Pouso do KC-390 do cockpit




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